Como fazer um roteiro para meu livro

102 17 80
                                    

Como vão todos?

Acabei de vir do grupo Wattpad Brasil do Facebook, onde o João Victor Rodrigues fez um questionamento sobre como criar um roteiro para elaboração do seu livro.

Achei o questionamento interessante e coloco aqui o meu ponto de vista, já pedindo ajuda para a amiga A-leeh sobre o seu ponto de vista.

Vamos ao que interessa:

Para mim não tem muito segredo.

Inicie fazendo um rascunho do começo, meio e fim da sua história.

Agora crie e detalhe os personagens principais que você vai utilizar, sem se preocupar se surgirão outros depois.

Feito isso crie e detalhe os locais principais do seu enredo, como eles vão ser, em quais localidades, época do ano se for necessário.

Tudo pronto até aqui, tenha uma ideia de quantos capítulos vai produzir, isso é importante.

Para cada um dos possíveis capítulos, faça um breve resumo do que vai acontecer, colocando os possíveis personagens e possíveis locais neste resumo. Não precisa nomear estes capítulos ainda.

Pronto, já tem o seu roteiro de criação!

Dica: não fique preocupado se na hora de escrever, não saiu exatamente como o roteiro previa, pois se isso aconteceu, eu entendo que isso é ótimo.

Na minha opinião significa que a sua história está tomando conta de você, lhe envolvendo de tal forma que você não manda mais no que escreve, é somente agora o escritor, mas a história comanda ela mesma. É uma sensação única...

Se quiser um exemplo de um roteiro que eu fiz, no meu livro Encenação Mortal, após o Primeiro Ato, depois de 20 capítulos, mostro o roteiro que eu previ para o livro, mas que acabou se alterando e me obrigando a fazer uma continuação, com base num novo roteiro.

Se tiver mais alguma dúvida, escreve aí e a gente discute a ideia.

Abraços e boa sorte!

Compartilhando IdeiasOnde histórias criam vida. Descubra agora