1º Concurso Literário da Revista Ecos - Ideias!

36 10 0
                                    

Fala gente, como vão todos!

JoeFather na área!

Hoje estou aqui para falar sobre o 1º concurso Literário da Revista Ecos, da qual eu sou, com muito orgulho, um dos organizadores e avaliadores. Veja o regulamento e tudo o mais sobre o concurso no perfil da Ecos: 

MostraEcos

Vou falar especificamente neste capítulo sobre as ideias que eu gostaria de ler neste concurso e aproveitar para dar um toque para a galera que pretende participar para tomar cuidado de escrever seus trabalhos dentro do tema previsto, que é ficção científica, pois está acontecendo de muitos trabalhos que nos foram enviados serem desclassificados exatamente por isso.

Então, para começarmos, como escrever ficção científica de uma forma correta? Que elementos este tipo de conto necessita ter? 

Várias de suas dúvidas podem ser sanadas num artigo da wikiHow, que se chama "3 formas de escrever ficção científica". Leia! É bem interessante!

Em resumo, o básico para escrever sobre esse tema é usar como norte a ciência e até onde ela nos levará e que conflitos esta evolução pode trazer para o mundo. Se apoiar na literatura do gênero também pode auxiliar na elaboração do conto, como, por exemplo, os livros que servirão para escolha dos premiados no concurso:

 Se apoiar na literatura do gênero também pode auxiliar na elaboração do conto, como, por exemplo, os livros que servirão para escolha dos premiados no concurso:

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Além disso, tem cada trabalho legal sobre ficção científica publicado no Wattpad

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Além disso, tem cada trabalho legal sobre ficção científica publicado no Wattpad. Vocês não fazem ideia...

Seguindo, é claro, meus amigos, que quem me conhece sabe que eu sou uma fonte inesgotável de conhecimento! Não! Meu apelido na escola não era Zé Ciclopédia! ;)

Então, sem mais delongas, aqui vão algumas ideias que eu gostaria de ler neste concurso, que podem ser aproveitadas de alguma forma pelos amigos, na sua totalidade, ou ainda servirem de inspiração:

1 - Já vimos várias vezes filmes e livros colocando um personagem isolado num fim de mundo qualquer, depois as coisas vão acontecendo gradativamente, demonstrando como tudo chegou naquele caos. Como eu vi num filme uma vez, Amnésia, onde os capítulos são contados de trás para frente, essa é uma ideia que eu apreciaria ver num conto: do caos para a paz! Ao menos daria a impressão de um final feliz, se você esquecesse o começo...

2 - Não existe conto legal sem a destruição completa de uma cidade, tal o excelente Stephen King o faz com maestria. Em geral a causa da destruição está em algum ser oculto em algum porão ou esgoto, mas desta vez eu gostaria de ver o protagonista da história como o destruidor de tudo, devido a algo que ele pode controlar, mas não controla, só por maldade...

3 - Existe muitos livros e filmes que retratam a abdução e para dar aquele suspense, somem com o personagem, depois devolvem. Uma ideia que eu apreciaria seria isso acontecer, mas depois o protagonista relembrar parte por parte de tudo que passou, mesmo fazendo todo mundo acreditar que não se recorda de nada.

4 - Outra incógnita em livros e filmes é a origem, por exemplo, de uma epidemia zumbi, tudo para que os protagonistas fiquem procurando a causa e buscando uma cura. Revertendo as ideias, como estou fazendo aqui, quem sabe mostrar num conto detalhadamente a criação de uma anomalia, encerrando justamente quando ela vai se espalhar e detonar o mundo?

5 - É claro que, romântico que sou eu, não poderíamos esquecer de filmes como Inteligência Artificial (A.I.), o Homem Bicentenário, entre outros títulos, onde o ser humano inova tanto que gera uma criação que aprende a amar. Pense nisso: até onde o amor pode nos levar?

6 - Consegue imaginar o que aconteceu antes do início da criação do nosso Universo, antes do famoso Big Bang? Que história maravilhosa seria uma que constasse um pouco sobre tudo aquilo que nem nós nem os cientistas fazem ideia...

Crie personagens fortes, descreva-os com suas emoções, mostre até onde ele pode chegar, qual o seu limite, para atingir o seu objetivo.

É isso, meus caros, agora é com vocês!

Abs.,

Compartilhando IdeiasOnde histórias criam vida. Descubra agora