Capítulo IX
Shea ficou na escuridão do lado de fora da Assembleia em silêncio, deixando o ar noturno lavar seu rosto quente com ondas frias. Flick, logo à sua direita, o rosto largo e sério sob a luz sombria da lua. Menion estava encostado de qualquer jeito no tronco de um carvalho alto, alguns metros à esquerda. A reunião acabara e Allanon pedira que o esperassem. O nômade alto continuava lá dentro, com alguns anões anciões, fazendo os preparativos para conter a invasão que esperavam na parte alta de Anar. Balinor estava com eles, coordenando a defesa da famosa Legião da Fronteira, na distante Callahorn, com a ajuda do exército anão das Terras do Leste. Shea sentiu alívio por estar fora da pequena e lotada sala; ali, na noite aberta, podia pensar mais claramente em sua decisão apressada de se juntar ao grupo que ia para Paranor. Ele sabia — e supunha que Flick também — que não poderiam esperar ficar de fora do inevitável conflito que envolvia a Espada de Shannara. Poderiam permanecer em Culhaven, vivendo quase como prisioneiros, na esperança de que os anões os defendessem dos Portadores da Caveira. Poderiam ficar naquela terra estranha, longe de todos aqueles que os conheciam, esquecidos por todos com o tempo, exceto pelos anões. Mas se alienar assim seria pior do que qualquer destino que fossem encontrar nas mãos do inimigo. Pela primeira vez, Shea percebeu que deveria aceitar, de uma vez por todas, o fato de que não era mais apenas o filho adotivo de Curzad Ohmsford. Ele era filho da Casa Élfica de Shannara, filho de reis e herdeiro da famosa espada, e mesmo que quisesse que as coisas fossem de outro jeito, deveria aceitar o que a sorte lhe decretara.
Olhou em silêncio para o irmão, que estava perdido em pensamentos, encarando a terra escurecida, e sentiu uma pontada aguda de tristeza ao se lembrar da lealdade dele. Flick era corajoso e o amava, mas não esperava aquela mudança de planos que iria levá-los direto para o coração dos domínios do inimigo. Shea não queria que Flick se envolvesse naquele assunto, não era sua responsabilidade. Sabia que o homem corpulento jamais o abandonaria enquanto achasse que poderia ajudar, mas talvez agora Flick pudesse ser convencido a ficar para trás, até mesmo a retornar para o vale e explicar ao pai o que acontecera com eles. Porém, mesmo enquanto brincava com a ideia, logo a descartou, sabendo que Flick jamais desistiria. Independentemente do que acontecesse, iria até o final.
— Houve uma época — a voz baixa de Flick estilhaçou seus pensamentos — em que eu poderia jurar que passaria minha vida inteira sozinho e tranquilo no Vale Sombrio. Agora, parece que vou ser parte de um esforço para salvar a humanidade.
— Você acha que eu deveria ter feito outra escolha? — perguntou Shea, depois de pensar por um momento.
— Não, não acho. — Flick negou com a cabeça. — Mas você se lembra do que conversamos na viagem até aqui, sobre as coisas fugindo de nosso controle e até de nossa compreensão? Veja como temos pouco controle sobre o que está acontecendo conosco. — Ele parou e olhou por cima do irmão. — Acho que você fez a escolha certa e, o que quer que aconteça, estarei com você.
Shea deu um sorriso largo e colocou a mão no ombro do irmão, pensando que aquilo era exatamente o que previra que Flick diria. Era um gesto simples, talvez, mas significava mais do que qualquer outro. Percebeu a aproximação súbita de Menion e se virou para encarar o montanhês.
— Suponho que vocês me consideram um idiota depois do que aconteceu esta noite — declarou Menion, abruptamente. — Mas esse idiota concorda com o velho Flick. O que quer que aconteça, iremos enfrentar juntos, seja um mortal ou um espírito.
— Você fez aquela cena para fazer Shea concordar em deixar você vir junto, não foi? — irado, Flick perguntou. — Foi o truque mais baixo que já vi.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A espada de shannara
FantasiaDizem as lendas que as Grandes Guerras do Passado destruíram todo o mundo. Mas, a viver em paz no bucólico Vale Sombrio, o meio elfo Shea Ohmsford pouco sabe sobre esses conflitos. Até ao dia em que ressurge uma terrível ameaça: o Lorde Feiticeiro...