VOLVIÓ

3.9K 209 150
                                    

Era como a Copa América de 2016 novamente, mas era pior. Messi não tinha problemas em desistir do que estivesse além das suas forças. Pelo contrário, desistir era algo até fácil para ele. A questão é que ele desistia e se arrependia depois, o que só tornava qualquer decisão fraca, e todos os caminhos, questionáveis. Tanta incerteza dava margem para que ficasse indo e voltando sempre nas mesmas situações, nos mesmos erros. Dar algo com superado e esquecido era praticamente impossível.

Lembrar de 2016, aliás, era algo que sempre lhe causava arrepios.

- Ninguém vai morrer porque vocês perderam esse campeonato, Lionel. - Neymar tentara amenizar enquanto jogava video game sentado na cama daquele mesmo quarto de hotel onde provavelmente o esperava agora, passado um ano - Você carrega essa porra de seleção inteira nas costas, tenha um pouco de calma. Toda vez que perde parece o fim do mundo.

- Moralmente é terrível. E o que eu fiz só torna tudo ainda pior. – Um Messi ligeiramente mais novo e menos seguro se jogava de costas na cama, arrasado.

- Relaxa. Você precisa aprender a pensar antes de falar, essa é a primeira coisa. Se não tivesse dito todas aquelas besteiras para a imprensa, teria mais tempo para analisar a situação com frieza e não teria causado tanto transtorno para você mesmo. Sério, quem é que renúncia à seleção nacional? Você inventa cada uma, isso não tem precedentes.

- Agora já disse. E é isso. Estou fora da seleção. Caralho, que merda eu fui fazer.

- Diga que se arrependeu e pronto. Vão entender. Além do mais, eles precisam de você.

- Precisar é uma coisa, lutar por isso é outra. Nem sempre se luta o suficiente pelo o que se precisa.

- Ah, claro. Lá vamos nós outra vez.

Estava com o brasileiro quando se deu conta do seu erro e imediatamente se arrependeu por ter anunciado o fim de sua passagem pela seleção após a derrota na Copa América, no ano anterior. Ele era o capitão, herói e redenção de toda uma nação. Ao desperdiçar um pênalti na decisão que deu o título ao Chile, Messi se tornava o vilão de mais um vice-campeonato recebido como troféu de consolação pela seleção argentina. Ele, assim como seus compatriotas, estava cansado de sempre ficar em segundo lugar. Sentia-se mortificado de culpa e não havia como tirar da cabeça a ideia de que era ele o problema. Apenas ele e ninguém mais tinha sido o motivo da tragédia que tinha acontecido ali.

Ao menos Neymar estava ali para apoiá-lo e fazia questão disso, com seu jeito direto e sem meias palavras. Um cuidado imperfeito que Messi recebia com uma nota contraditória de mágoa, já que o carinho do então companheiro de time não era suave como ele queria que fosse. Imaginava que seria melhor se fossem mais gentis um com o outro, mas a resposta de Neymar a tudo era sempre essa: um tanto de humor, duas doses de ironia mordaz. Para Messi, o trauma de não ter vencido um título sequer pela Argentina era enorme. A derrota para o Chile havia sido o quarto vice-campeonato consecutivo da seleção, fazendo com que as críticas voltassem a cair sobre suas costas com uma força descomunal - sobretudo porque aparentemente, era o que a imprensa dizia, ele não jogava na equipe nacional o mesmo futebol apresentado no Barcelona.

- Não estou falando de nós. Estou dizendo que acabou para mim. Ninguém vai implorar para que eu volte se eu disse que estou indo embora. A seleção acabou para mim. Ah, meu Deus... Que seja. Vai ser melhor para todos. É melhor deixar assim mesmo. Eu saio e eles conseguem se virar melhor. No fim das contas, eu sou um peso para a seleção.

- Você quer sair, Lionel?

- Não sei. Só sei que vai ser melhor para todos.

- Caralho, viu... Para com isso. Você realmente acha que sabe o que é melhor para uma seleção inteira, para um país inteiro? Você é um jogador ou é o técnico? Você é o presidente da Argentina agora? O melhor é você continuar jogando pelo seu país. Todos te amam, Lionel. E você ama esse país e esse time. Você não pode abandonar algo que te faz feliz só porque de repente ficou um pouco difícil de continuar.

Amor em Jogo | LIVRO 01 | Messi & Neymar Jr.Onde histórias criam vida. Descubra agora