Entrevista Aida Mattos autora do livro O Despertar da Caçadora

19 4 0
                                    

. Quando percebeu que o vosso destino era ser escritor? 

R - Desde muito nova sempre fui apaixonada pela leitura, tanto que eu adorava ler os quadrinhos dos livros de português da escola (risos). Então, isso, de certo modo, atiçou muito minha imaginação e eu sempre me imaginava escrevendo. Quando conheci o aplicativo do Wattpad, tive certeza de que o mundo da escrita também era para mim. 

2. De onde vem os personagens? De alguma forma ser relacionam com alguém que conheçam? 

R - Eles possuem inspirações diversas, mas, cada um deles possui uma personalidade minha. É tipo "dividir e conquistar". Eu fragmento a mim mesma e ponho em meus personagens e, as vezes, também ponho personalidades que eu gostaria de possuir. 

3. Qual o vosso livro e autor favorito? Guiam-se por eles na escrita dos vossos livros? 

R - Digamos que eu não tenha um autor ou livro favorito por único. Sou fã de todo e qualquer livro que preda a minha atenção, que me envolva no enredo bem elaborado. Alguns me ajudam a ter aquela luz no fim do túnel, quando a inspiração não quer cooperar (risos). 

4. Enquanto está a escrever, partilham a história com alguém para pedir conselhos? 

R - Sim. Como minha família sabe que sou escritora e super me apoia, eu costumo pedir a opnião deles. 

5. Quanto tempo demoram a escrever um livro? 

R - Quando comecei e possuia maia tempo livre, era coisa de dias, eu levava menos de um mês pra terminar um livro. Mas, com o início da faculdade, esse tempo aumentou para meses. 

6. Como surgem as idéias para escrever um livro? 

R - Varia muito. As vezes pode surgem em meio a uma leitura, assistindo algo, pensando em algo, através dos sonhos. Enfim, a inspiração não tem um ponto definido para vir. 

7. Gostam de trabalhar em silêncio absoluto ou preferem ouvir música enquanto trabalham? 

R - Eu, particularmente, prefiro escrever ouvindo música. Isso faz com que a idéia flua mesmo quando a criatividade é zero e, quando vou notar, não dá mais vontade se parar se escrever. 

8. Comparem a situação de Protugual na literatura relativamente aos outros países. Acham que teriam mais ou menos sucesso se publicassem as mesmas obras mas noutro país? 

R - Sabe, eu acredito que é incerto saber se meu livro fará ou não mais sucesso em outro país. As apostas nesta idéia são altas e bem arriscadas, mas eu creio que toparia esse desafio. 

9. Qual dos teus livros teve maior sucesso? 

R - Bom, em termo de visualização, foi o primeiro livro que publiquei, "A Origem dos Guardiões". Entretanto, fazendo comparação entre visualização e votos, creio que o meu livro "O Despertar da Caçadora", que me fez ganhar este concurso, é o mais famoso, até porque ele ainda não está nem na metade, o que irá fazer com que supere meu primeiro livro. 

10. Gostaria de participar de outros concursos do Elite dos Escritores? 

R - Sim. Eu gostei muito de participar do primeiro concurso e gostaria de concorrer mais vezes com as obras futuras. 

11. Você escreveria um livro com outro autor? 

R - Não. Porque estaria me dando com outra pessoa e qualquer conflito seria prejudicial ao andamento da obra e a própria amizade, então prefiro evitar. 

12. Qual foi a sensação de ganhar? 

R - Indescritível. É como uma mistura de todos os sentimentos positivos, que provocam um turbilhão de euforia dentro de nós. 

Elite Wattpad 2017- 27/10 até 30/11/17.Onde histórias criam vida. Descubra agora