🔹O QUE É JEJUM?
Jejum é abstinência (ficar sem comer) total ou parcial de alimentação por um período de horas ou dias.
🔹PARA QUE SERVE O JEJUM?
O jejum serve para mortificar a nossa carne, nos levando a uma santificação e uma comunhão maior com Deus.
🔹POR QUE JEJUAR?
Certa vez Jesus descia do monte com seus discípulos e veio ao seu encontro um pedido, pelo seu filho. Pois o filho daquele homem estava endemoninhado e ele já tinha levado seu filho aos discípulos de Jesus e eles não conseguiram expulsar o demônio. Lucas 9.37-40.
Em Mateus 17.14-21 encontre esta próxima passagem e vemos que quando Jesus expulsa o demônio (v 18) os discípulos em particular perguntaram a Jesus, porque eles não conseguiram expulsar o demônio (v. 19). Jesus respondeu que era por causa da pequena fé que eles têm (v. 20). E no versículo 21 Jesus também diz: "mas esta casta de demônio não se expulsa senão pela oração e pelo jejum". Casta de demônio quer dizer, algumas classes, espécie, gênero de demônio.Com isso Jesus queria mostrar que alguns tipos de demônio, não basta uma vida de oração e fé para expulsar, é preciso uma vida de oração, fé e jejum.
Mas não pense que você não é um pastor, um missionário ou um obreiro, você não vai expulsar demônio e por isso não é necessário jejuar. Pois é dever de todo o cristão, independente de sua função na igreja, preparado para qualquer tipo de demônio, pois esse poder foi lançado a todos os cristãos. Marcos 16.16-18.
🔹QUANDO JEJUAR?
Não existe uma regra de quando jejuar, em que dia jejuar e por quanto tempo jejuar. Mas precisamos ter uma vida dedicada a Deus através do jejum.Por isso, devemos estabelecer para nos mesmos um tempo de nossas vidas para jejuarmos e também jejuar semper que sentirmos tocados pelo Espírito Santo, ou quando precisar de uma benção especial de Deus.🔹COMO INICIAR O JEJUM?
No início do seu jejum você faz uma oração falando pra Deus o motivo do seu jejum, e como será seu jejum.Você pode ou não especificar por quanto tempo, lembrando que você está usando um tempo que você pode cumprir, do contrário você está quebrando o jejum. Ex. Você já disse que vai jejuar até às 13 horas e entregar o jejum antes, você quebrou, pois não manteve o seu compromisso.Quando você for entregar o jejum, você faz outra oração a Deus, entregando e agradecendo pela benção do Senhor.
A quem diz o jejum deve ser iniciado a meia noite. Mas vejamos, se você inicia seu jejum a meia noite e levanta às 8 horas e encerra seu jejum às 10 horas. Você não fez 10 horas de jejum, mas sim 2, pois você passou uma maior parte dormindo, e não se faz jejum dormindo. Você pode sim (não é necessário) iniciar o seu jejum meia noite, mas adquirir levantar cedo.Você pode iniciar o jejum a qualquer hora do dia, o que vale e você ficarão tempo suficiente para mortificar sua carne. Lembrado que não é correto você tomar café ou almoçar praticamente depois iniciar o seu jejum. (jejum de barriga cheia, não é jejum)
🔹EXISTEM 3 TIPOS DE JEJUM
* Jejum absoluto: Fica-se durante todo o tempo em que está jejuando, sem comer e sem beber algo. É o jejum mais usado quando se vai jejuar apenas por algumas horas durante o dia.
* Jejum parcial: Fica-se durante o tempo em que está jejuando, sem comer nada, bebendo apenas um pouco de água de vez em quando. É aconselhável fazer uso do tipo de jejum quando se pretender ficar em jejuando durante alguns dias. Pois o corpo humano sem água fica desidratado após o período. E Deus não quer que fiquemos por causa do jejum.
* Jejum de Daniel: Fica-se por alguns dias sem comer ou beber tipo de alimento. Por exemplo, você pode ficar durante 10 dias sem comer uma comida ou um doce que você mais goste, ou sem beber algo que você mais goste. É chamado de jejum de Daniel por ter sido praticado por Daniel em Daniel 1.11-13.
Não capitulo primeiro de Daniel nos mostra que o rei Nabucodonosor mandou que fosse levado para o palácio jovens de Israel (v3.4). O rei ordenou que fosse dado a eles durante 3 anos da mesma comida que era servida ao rei (v5). Mas Daniel colocou em seu coração de não comer da comida do rei (v8). Daniel pediu que fosse servido a seus amigos e legumes e água, durante 10 dias, e os demais jovens seriam tratados com uma comida do rei, e no final dos 10 dias veriam quais estariam mais saudáveis, (v12,13). E aconteceu que no final dos 10 dias, Daniel e seus amigos em mais saudáveis do que os demais, (v15).
🔹OBSERVAÇÕES SOBRE O JEJUM
* Você pode jejuar enquanto estiver, trabalhando, estudando, não ônibus, fazendo os afazeres de casa, enfim você pode jejuar e continuar com suas tarefas normais do dia a dia. Quando você quiser fazer uma consagração, ai você vai dedicar seu jeito de jejum na Bíblia, oração e louvor.
* Não pode quebrar um jejum. Pois o jejum é um compromisso que você fez com Deus e por isso você deve mantê-lo.
* Se durante o jejum você esquecer e comer ou beber, você quebrou o jejum.* Enquanto você está no jeito você não pode contar para outras pessoas, pois não está disponível no quebrando o jejum. (Mateus 6.16-18) O versículo 18 nos mostra que não é necessário mostrar ao homem que estamos jejuando e da forma como o Senhor nos recompensará. Quando vai fazer um jejum um grupo ou toda a igreja, ai sim um saberá que o outro está em jejuando, mas não é um desafio para os que estão de fora.
* Ainda em Mateus 6.16 vemos que quando estamos jejuando não devemos andar tristes para que os outros vejam que estamos jejuando. Pois os hipócritas (fariseus) enquanto jejuavam andavam triste e com o semblante descaído, a fim de exibição em jeito, não falavam, mas demonstravam.* O versículo 17 fala que devemos ungir a cabeça e lavar o rosto. Por pessoas que querem jejuar, por causa desse versículo, passam óleo na testa. Vejamos, estas pessoas passam óleo na testa e deixam uma marca de óleo na testa, assim como outra pessoa olha e vê a testa suja de óleo, logo entende que aquela pessoa está jejuando. E aprendemos no versículo 16 e no 18 que não são demos demostrar que estamos jejuando. Unção de informação que era com óleo, o óleo de alegria, então o que nós queremos. Ou seja, passarmos àquelas horas normalmente como fazemos nos dias que em que não estamos jejuando. E também uma pessoa que não é lavada ou cheia e não penteiam o cabelo quando levantamento de manha, por estar jejuando, vemos que Jesus disse que é para lavar o rosto. Não devemos ser como os fariseus.
* A muitos mitos (crenças erradas) sobre o jejum, mas poucas pessoas fazem observação do que Bíblia ensina. A pessoas que passam o tempo de jejum caladas sem conversar com ninguém, não é necessário. O que Deus nos ensina é que não se deve jejuar com brigas e com contendas. Isaias 58 3-6. Você não pode durante o período do seu jejum brigar com alguém (mesmo com palavras), dessa forma será um jejum que Deus não irá receber.
* A pessoas que deixam de jejuar por estarem fazendo uso de remédio controlado, a pastores que ensinam a deixar de tomar o remédio para jejuar. Não é preciso nada disso, aprendemos que o jejum é um compromisso que você faz com Deus. Então, comece seu jejum especial para o seu horário do seu remédio, com certeza que Ele entende, já que você não está tomando o remédio como um alimento e sim como algo para combater sua enfermidade.
* Em relação a Mateus 17.21, algumas pessoas acham que quando vai expulsar um demônio tem que estar em jejum. Mas não é bem assim, não é uma necessidade de estar em jejum sem dia ou na hora de expulsar. Mas é necessário ter uma vida regular de jejum. Até é aconselhável, quando se vai fazer um trabalho de libertação e expulsão demônios da vida de alguém, jejuar dias antes, e no dia do trabalho não estar em jejum e alimentar bem. Para que o corpo não fique debilitado e fatigado com uma insistência de alguns demônios. Pois o que vale não é o jejum do dia, mas sim uma vida de jejum e consagração a Deus.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Comendo Bíblia no caminho
EspiritualEste livro contém: 》Textos com teor evangélico 》Esboços Bíblicos 》Textos reflexivos 》Orações 》Textos sobre relacionamento 》Devocacionais 》Textos motivacionais Observação: Alguns dos capítulos publicados são de minha autoria, porém os capitulos que n...