II

77 16 9
                                    

Ter depressão não se trata de ter um dia ruim porque seu computador quebrou ou porque você não estudou para aquela prova de matemática super difícil que terá amanhã. Ter depressão é você acordar quase sempre depois do meio-dia — nem sempre indo almoçar —, permanecer deitado sem sono algum, olhando para o teto sem conseguir dormir ou descansar, para depois se dar conta de que horas se passaram e tudo que você fez foi ficar deitado. A depressão é tentar pensar em algum motivo pelo qual deveria se levantar da cama, mas na maioria das vezes não conseguir. Não se trata exatamente de pensar como sua vida é medíocre e ruim, pois a apatia pode predominar a mente de quem sofre o problema. Eu sei porque tive isso.

Existem outros comentários bem comuns e rasos que o depressivo costuma ouvir, como por exemplo "se cerque dos seus amigos e da sua família que tudo vai ficar bem", mas não é bem assim que as coisas funcionam. O grande segredo que ninguém te conta é que a única pessoa que pode te salvar da depressão é você mesmo. Ninguém vai aparecer na sua vida para te resgatar, porque o único que conhece a escuridão que habita sua mente é você mesmo. Só você sabe quais são os pensamentos que dominam sua cabeça.

Se você sente necessidade de externalizar seus pensamentos, não é no feed de notícias do Facebook ou no Twitter que você deve fazer isso. Embora soasse um tanto quanto contraditório com o que eu disse no parágrafo anterior, poderia sugerir que expressar seus sentimentos fosse feito com amigos ou familiares, mas eu entendo que em muitos casos, eles é que são justamente o problema. Muitas vezes por não saber ajudar ou por pura tolice, acabam fazendo uso de termos depreciativos como "frescura". Muitas vezes você não tem com quem conversar na sua própria casa — como era minha situação — , e esse é um dos piores problemas que se pode ter. 

Ressalto aqui o que foi dito no prefácio: se tiver oportunidade, procure um psicólogo. Ele é um especialista treinado e formado para te ouvir, você não precisa se sentir inferior ou mais fraco por isso; pelo contrário, você é tão forte que pôde reconhecer que está lidando com uma dificuldade tão séria que sabe da necessidade de reunir forças para enfrentá-la. Se mesmo assim não quiser/puder consultar um, entre em contato com as instituições filantrópicas que deixei o site, eles não cobram absolutamente nada. No entanto, se mesmo com essas opções não quiser escolhê-las, a última é vir conversar comigo. Meu Facebook está aqui no perfil do Wattpad, de portas abertas para conversar com quem quer que seja, não importando sua etnia, sexo ou condição social.

Depressão - A Nênia da AlmaOnde histórias criam vida. Descubra agora