III - Pratos de peixe e outros frutos do mar

45 0 0
                                    

           Os frutos do mar proporcionam-nos sempre pratos maravilhosos, iguarias inesquecíveis!

           Peixes e mariscos, cheios de nutrientes saudáveis, indispensáveis à nossa saúde!

           Bom apetite!


Bacalhau com Cenoura, da Avó Cândida

        Bacalhau!

        Adorado e odiado! Ou se adora ou se detesta!

        Sempre presente na mesas portuguesas, no dia a dia, ou em datas festivas!

        Vai ser uma das estrelas dos pratos de peixe deste livro!

        Vai ser uma das estrelas dos pratos de peixe deste livro!

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Ingredientes (para 4 pessoas):

-4 postas grandes e altas de bacalhau, bem demolhadas

-2 cebolas grandes ou 4 médias, cortadas em rodelas

-6 dentes de alho grandes, sem casca, esmagados levemente

- 6 cenouras grandes raladas

-4 dl de azeite

-1dl de vinho branco

-1 kg de batatinhas pequenas para assar, lavadas e com a casca

- Salsa picada e azeitonas pretas para decorar

-Sal qb

Preparação:

            Levar as postas de bacalhau a água a ferver num tacho largo, e deixar cozinhar apenas por 10m. Retirar as postas com cuidado para as manter inteiras, deixar escorrer, e colocá-las num tabuleiro grande e fundo de ir ao forno, lado a lado, com a pele virada para baixo, reservando espaço em redor, para posteriormente colocar as batatas.

            Preparar um refogado muito leve com 3dl do azeite, e a cebola, deixando a cebola ficar com um dourado claro. Adicionar os  dentes de alho esmagados, as cenouras raladas e um pouco de sal para temperar. Envolver bem com a cebola e deixar fritar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Juntar o vinho branco, deixar ferver mais 1 minuto e retirar do lume.

           Distribuir o preparado de cenoura e cebola, pelas postas de bacalhau, de modo a cobrir a parte de cima de cada posta. Regar com o azeite que ficar a frigideira. Levar ao forno, previamente aquecido a 180 graus, a meio do forno, durante 10 minutos. Ir vigiando, para a cenoura não queimar.

          Entretanto, cozer as batatinhas, em água temperada com sal, durante 10 minutos. Escorrer.

        Retirar o tabuleiro com o bacalhau do forno, colocar as batatinhas à volta, regá-las com 1dl de azeite e com algum que esteja no fundo do tabuleiro, subir a temperatura do forno para 200 garus e levar tudo ao forno por mais 10 minutos.

       Retirar do forno, guarnecer com salsa picada e azeitonas pretas. 

      Pode acompanhar por exemplo com grelos salteados, bróculos cozidos, salada de alface, migas de broa com feijão frade e caldo verde (receita que irei publicar posteriormente)...

     Bom apetite!

Receitas com AmorWhere stories live. Discover now