Receitas de pratos para todos os dias e para ocasiões especiais, refeições que confortam e nos trazem memórias da infância.
Bom apetite!
Almôndegas da Avó Aurora
Receita na minha família há mais de 40 anos!
Começou a ser confecionada pela minha mãe, passando também a fazê-la eu, assim que comecei a cozinhar!
Prato adorado por todos, conforta-nos a alma!
Espero que adorem!
Ingredientes (para 6 a 8 pessoas):
- 750g de carne de vaca picada (crua)
-2 pãezinhos brancos (ou 3 fatias de pão de forma branco), demolhado num pouco de leite quente, e espremido
-1 colher de sopa de farinha de trigo
-1 colher de chá de alho em pó
-Sal, pimenta e noz moscada ralada, para temperar a carne
- 100g de margarina
- 2dl de azeite
- 2 cebolas médias picadinhas
- 2 dentes de alho grandes, picados
- 1,5dl de vinho branco
- 200g de polpa de tomate
- 3 dl de caldo de carne
- 1 colher de sopa de açucar
- 4 dl de natas para culinária, ou "natas" vegetais
- Salsa picada
Preparação:
Numa tigela grande, misturar a carne picada, a farinha, o pão demolhado e bem espremido, o alho em pó, sal pimenta e noz moscada. Amasse muito bem, até ficar uma mistura compacta e homogénea.
Com as mãos untadas com um pouco de óleo ou azeite, fazer bolinhas, não muito grandes, para cozinharem mais rapidamente.
Deitar um pouco de óleo numa frigideira (cerca de 1 ou 2 cm de altura), e fritar as almôndegas, com muito cuidado para não pegarem. Retirar e revervar.
Num tacho largo e fundo, preparar um refogado com a margarina, o azeite, a cebola e os alhos picados. Assim que estiver douradinho, adicionar o vinho branco, a polpa de tomate, o caldo de carne (ou água), o açúcar e uma pitada de sal (se usar água e não caldo de carne). Deixar apurar cerca de 5m, em lume brando, indo mexendo de vez em quando).
Quando o molho de tomate estiver pronto, juntar as almôndegas. Deixar cozinhar por 10 minutos, abanando o tacho algumas vezes, para que as almôndegas não peguem.
Adicionar as natas, retificar os temperos e deixar apurar por mais 10 minutos, virando as almôndegas uma vez, e abanando o tacho para não pegar. Se achar que o molho está muito espesso, pode adicionar um pouco de leite e deixar apurar até obter a consistência desejada.
Sirva as almôdegas polvilhadas com salsa picada, e acompanhadas de espaguete cozido, arroz branco ou puré de batata. Nós preferimos acompanhar com esparguete!
Se preferir, pode saltar a etapa da fritura, e colocar as almôdegas por fritar diretamente no molho de tomate, deixando cozinhar por cerca de 20 minutos antes de adicionar as natas, virando as almôndegas uma ou duas vezes, com cuidado para não se desmacharem, e abanando o tacho para não pegar. Pode reservar as almôndegas moldadas no frigorífico enquanto prepara o molho de tomate, pois assim ficam mais firmes.
-
YOU ARE READING
Receitas com Amor
RandomCozinhar é um ato de amor! A idealização da receita, a escolha dos melhores ingredientes, a preparação com todo o nosso amor e carinho, é pura felicidade! Família, amigos, reunidos em redor de uma mesa! Aniversários, casamentos, bat...