O Filho de Zeus

800 48 0
                                    

Uma noite, Zeus assumiu o aspecto de Anfitrião, esposo de Alcmena, e se uniu a ela. Anfitrião tinha ido combater os teleboios, inimigos de Tebas. Um dia antes de o guerreiro voltar, o deus venceu a desconfiança da jovem mulher narrando-lhe as
façanhas militares do marido dela. Alcmena estava tão feliz em vê-lo que se deixou enganar facilmente.

Uniu-se então a Zeus, de quem concebeu um filho. De manhã, seu companheiro havia desaparecido. Quando ela viu chegar o verdadeiro Anfitrião, percebeu que um deus a tinha enganado. Debulhando-se em lágrimas contou tudo ao marido, que recebeu a notícia com grande contrariedade.

Na noite seguinte, ele se uniu à esposa e lhe deu um segundo filho... Meses depois, os tebanos ficaram sabendo do nascimento de gêmeos bem diferentes. Um, Íficles, chorava sem parar diante de qualquer emoção, enquanto o outro, Héracles, parecia não ter medo de nada. E ele não demorou a dar prova do seu sangue-frio.

Alcmena tinha se deixado enganar pela transformação de Zeus, mas Hera, esposa dele, não. O menino tinha apenas seis meses, e a deusa já tentava lhe fazer mal para se
vingar da infidelidade do marido.

Uma noite ela pôs duas cobras enormes na cama dos gêmeos. Íficles chorou até mais não poder, mas o pequeno Héracles agarrou os dois monstros e os apertou com toda a
força. Todos acordaram com o berreiro da criança, e Anfitrião pulou da cama, espada em punho; sua mulher, trêmula de medo, o seguiu.

O espetáculo que Anfitrião viu o paralisou: ao lado de Íficles em lágrimas, seu irmão, sem manifestar nenhum temor, segurava os répteis inertes, um em cada mão. Alcmena conteve um grito e correu para os filhos. O guerreiro se convenceu então de que Héracles era, de fato, filho de um Deus.

Mitos GregosOnde histórias criam vida. Descubra agora