Quando estava na terra, Zeus nunca se mostrava em sua forma divina
Somente uma vez desobedeceu a essa Regra.Tinha seduzido Sêmele, filha de Cadmo, rei de Tebas. A jovem mulher só se encontrava com ele à noite, portanto não conhecia a fisionomia do amante.
Ela sabia que Zeus era um Deus porque ele lhe sussurrara isso mais de uma vez. Hera, morrendo de ciúme ao ver o divino esposo apaixonado por uma mortal novamente, armou uma cilada para a rival, foi até Sêmele, sob a aparência de uma velhinha:
"Minha filha, peça-lhe como prova de amor que ele se mostre tal como é nos céus ao lado da esposa. Assim, você terá certeza de não ter sido enganada por um impostor."
Essas palavras fizeram a dúvida surgir no coração da jovem. Ela quis ver o amante e pediu que ele lhe fizesse um favor, mas não disse qual era. O Deus aquiesceu, e quando soube do que se tratava, era tarde demais: dera sua palavra. Tentou então desencorajar a moça. Em vão. Quanto mais procurava dissuadi-la, Mais ela insistia.
Obrigado a cumprir o que prometera, ele se revelou em toda a sua potência, resplandecendo em relâmpagos. Ora, nem os olhos nem o corpo de uma mortal eram capazes de suportar o brilho daquela luz tão viva, e a infeliz nem teve tempo de entender, pereceu imediatamente, fulminada.
Acontece que Sêmele estava no sexto mês de gravidez, e Zeus se apressou a salvar o filho que ela trazia no ventre. Para dar continuidade à gestação, o deus abriu, na própria
Coxa, uma bolsa e nela colocou a criança. Depois, fechou-a com grampos de ouro, quando
o tempo fixado pelo destino chegou a seu termo, Zeus deu à luz Dioniso. Embora nascido de uma mãe mortal, o menino, por causa do pai, era Imortal.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Mitos Gregos
FantasíaOs Mitos Gregos Trazem Mitos Sobre Heróis, Monstros, Deuses e Titãs, Todos São Guiados E Controlados Pelos Deuses Que São Ora Bons Ora Maus Com Os Mortais. Os Deuses e Seus Mitos Ajudavam Os Gregos A Explica Os Fenômenos Naturais E Desconhecidos Pel...