Devocional de Quarta-feira
.
."João 13: 12. Após haver lavado os pés dos seus discípulos, tornou a vestir sua capa, voltou a sentar-se à mesa e lhes indagou: “Compreendeis o que vos fiz? 13. Vós me chamais ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e estais certos, pois Eu, de fato, o sou. 14. Dessa maneira, se de vós Eu Sou Senhor e Mestre e ainda assim vos lavei os pés, igualmente vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15. Dei-vos um exemplo para que, como Eu vos fiz, também vós o façais."
.
Esse texto está no final da Santa Ceia, que tradicionalmente é celebrada na quinta-feira; mas como o Lava-pés tem uma mensagem muito importante, decidimos abordar um dia antes, separadamente.Como já vimos, no devocional de sábado (Jesus é Ungido para para a Páscoa), era costume que os convidados de uma casa tivessem seus pés lavados, e isso era um trabalho executado por um servi. Cristo era o Mestre deles, se não houvesse um servo para fazer isso, um deles deveria fazer, era o mais lógico. Porém, ele mesmo toma a toalha, se abaixa e lava os pés deles. Mas, o que isso nos ensina?
Eu gosto de enxergar a Torá como um sinal de Amor e Graça de Yahweh ao seu povo. A Torá, foi entregue a Israel para que conhecessem o caráter e vontade do Eterno Deus, uma forma de alcançar relacionamento com Ele. Se analisarmos as Escrituras, desde Adão, a vontade de Deus não é ser simplesmente "adorado" pelo homem, mas sim ter um relacionamento com o homem. Podemos ver no decorrer de toda a história da humanidade Deus proporcionando chances do homem reaver esse relacionamento. Nosso pecado, as coisas que fizemos pela nossa vontade desprezando a vontade de Deus, nos afastou do Criador, como um abismo separando o Homem de Deus. Cristo veio ser uma ponte neste abismo, esvaziou-se a si mesmo, assumindo plenamente a forma de servo e tornando-se semelhante aos seres humanos (Fp 2: 7).
Hesed, Graça, é se abaixar em favor de alguém, ao lavar os pés dos discípulos, Cristo tirou qualquer desculpa deles, não há como não se abaixar para o próximo se o próprio Deus Filho fez. Ahavah, Amor, é doar (de si) por outro, neste ato de amor, que será amplificado na Cruz, Cristo mostra que amar é uma escolha, um sacrifício.
.
.
OREMOS para que esse ato de humildade seja real em nossas vidas, que a Graça e o Amor de Cristo seja nossa missão.
.
@kauecanabarra
VOCÊ ESTÁ LENDO
Devocional de Páscoa
DiversosReflexões sobre a Semana Santa com base no Evangelho de Jesus segundo o Apóstolo São João. Desde a Unção para a Páscoa no Sabadao anterior a Páscoa.