Os Kubê - pári - kam - nó

50 1 0
                                    

Este nome significa "índios" (- Kubê) com olhos (- no) nos (- kam) pés (pári). Duas mulheres Kayapó foram à mata para buscar bacaba quando encotraram com os Kubê-pári-kam-nó que estavam tirando mel. Então disse uma das mulheres: "Vamos ter com eles para que nos dêem algum mel!'' A outra porém avisou-a: ''Não vás! Tu gostas de rir muito!'' Finalmente, foram sempre com Kubê pári-kam-nó; mas, quando estes se roçaram a mulher com o seu pênis muito comprido e lambuzado de mel, ela começou a rir. Imediatamente os Kubê-pári-kam-nó gritaram: ''Esta nos pertence!'', e, carregando-a, copularam com ela até matá-la, enquanto a outra fugiu e se escondeu. Quando os Kubê-pári-kam-nó finalmente tinham ido embora, foi procurar a companheira, mas só encontrou seu cadáver. Correu para a aldeia e contou a desgraça. Então os lrãamráyre saíram contra os Kubê-pári-kam-nó e mataram muitos, esmagando-lhes, segundo o costume dos Kayapó, o crânio e deixando-os no chão. Quando, porém, pouco tempo depois voltaram ao lugar da luta, todos os cadáveres haviam desaparecido. Seguiram pelos rastros, alcançaram os inimigos e abateram outra vez diversos deles a borduna. Depois colocaram os corpos uns ao lado dos outros e se esconderam perto. Então observaram como os Kubê-pári-kam-nó levantavam os pés, olhando cautelosamente ao redor com os olhos que tinham nos dedos destes. Mas os Kayapó, desta vez, esmagaram-lhes, também, os pés e as pernas, matando-os, assim, verdadeiramente.

Glossário Da Mitologia Brasileira - V.L.II Onde histórias criam vida. Descubra agora