Lenda dos índios Tukano, que fala do Uakti um ser mitológico, que vivia às margens do Rio Negro - yanu - em Tupi antigo (águas negras).
Após esperar dez luas, uma índia da tribo Tukano, que fica às margens do rio Tiquié, no Amazonas, deu à luz um estranho menino índio. Seu corpo era cheio de furos e por isso foi nomeado Uakti.
Uakti cresceu isolado de todos. Alguns dizem que ele era um índio enorme, outros que ele era um monstro estranho com o corpo furado.
Quando Uakti cresceu, algo começou a acontecer - conforme corria pela mata, o vento passava pelos buracos de seu corpo, produzindo sons melodiosos, incomuns e encantadores, como contavam os membros da tribo.
Com estes sons, Uakti, mesmo sem intenção, conquistou todas as mulheres da aldeia, quando ouviam o som produzido por seu corpo.
Os homens da aldeia, enciumados, denunciaram que Uakti era um ser muito perigoso e que seus sons eram medonhos, tristes, assustadores, melancólicos e faziam mal a quem os escutasse.
Vendo suas mulheres enfeitiçadas, os homens decidiram matar Uakti e, para isso, o perseguiram por muitas luas, com arcos e flechas. A caçada foi muito dura até que um dia conseguiram encurralá-lo. O mataram com flechadas envenenadas, e enterraram seu corpo na mata fechada, longe da aldeia.
Depois de três dias, um caçador passou pelo local e viu que ali, onde haviam enterrado o índio, havia nascido três grandes palmeiras. Intrigado, chamou os outros caçadores, que perceberam que Uakti era abençoado e não amaldiçoado como os pensavam.
Os homens da tribo Tukano passaram a fazer suas flautas, usadas nos rituais e festas, com pedaços daquelas palmeiras, nascidas do corpo do índio. Eles achavam que, dessa forma, conseguiriam conquistar as mulheres da aldeia, pois os sons emitidos pelas flautas feitas das palmeiras eram semelhantes aos emitidos pelo corpo de Uakti.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Glossário Da Mitologia Brasileira - V.L.II
De TodoSegundo Glossário de Cinco Volumes sobre a Religião/Mitologia/Folclore do Brasil.