Olivia seguiu sozinha pelo corredores sombrios e escuros, desceu as escadas da grande escadaria e dirigiu-se para o Grande Salão, onde havia agora poucas pessoas, encontrando-se apenas alguns alunos que jogavam xadrês dos feiticeiros e outros do quinto ano que estudavam para os Níveis Ordinários de Magia, os quais lhes permitiam aceder ao sexto ano a fim de prosseguir estudos.
Olivia sentou-se na mesa da sua equipa, Hufflepuff, tendo estado a estudar o alfabeto de transfiguração durante algum tempo. A certa altura, a atenção dela foi quebrada por um bando reduzido de corujas que entraram pelos telhados do castelo e deixaram cair pelas mesas edições relativamente recentes do Profeta Diário, nas quais estava exposto na primeira página «Eleições No Ministério da Magia: Hermione Granger eleita nova Ministra da Magia para os próximos 7 anos, através de voto democrático». Mais abaixo encontrava-se «Após a sua eleição, a nova detentora do cargo mais notável do mundo mágico deverá presidir à homenagem de Albus Dumbledore, professor muito honrado em Hogwarts. A cerimónia terá lugar na escola, a fim de comemorar os 22 anos da morte do ex-diretor».
Com tudo isto ela percebeu o que se estaria a passar, nomeadamente a causa de toda aquela agitação nos arredores da escola. Não demoraria muito até que praticamente todo o salão estivesse preenchido pelas equipas nas mesas da divisão nobre. Os últimos a chegar foram os professores, de entre os quais estava Minerva McGonagall, a atual diretora da escola. A diretora levantou o braço em sinal de silêncio e após o mesmo toda a gente se calou, já que a diretora ia falar.
-Muito boa tarde, meninos! - o seu tom de voz era ligeiramente severo, ao estilo dela, mas sempre com afeição por toda a comunidade escolar. - Como já devem saber existe uma grande agitação no exterior do castelo, pois vamos receber a visita duma brilhante ex-aluna nossa que agora se tornou Ministra da Magia! - Minerva deixou cair uma pequeníssima lágrima e, após se desculpar, prosseguiu - Ela estará cá amanhã de manhã, juntamente com vários outros funcionários do Ministério para homenagearmos o professor Dumbledore. Quero que todos compareçam no grande lago às 9:00h para darmos início à cerimónia.
A manhã seguinte tinha começado em esplendor: o céu encontrava-se totalmente limpo, a par de um sol brilhante e caloroso. Centenas de alunos tinham-se dirigido para redor do Grande Lago, perto da sepultura de mármore de Dumbledore. A cerimónia não foi muito curta nem muito longa, mas mais importante que isso, foi bastante comovente. Às 9:00h em ponto a professora McGonagall deu início, através do feitiço Sonorus, à cerimónia:
- Sejam bem vindos caros alunos, vamos dar início à comemoração fúnebre dos 22 anos de da morte de Albus Dumbledore e para isso chamo ao palco a nova minista da magia, a mais brilhante ex-aluna de Hogwarts, a minha querida Hermione Granger!!!
O ministério estava presente em força, desde funcionários mais importantes como chefes de departamentos, como Harry, a funcionários da limpeza, todos juntos a recordar a morte de um grande feiticeiro e de uma grande pessoa. Foi então que Hermione tomou a palavra, após largos segundos de grandes aplausos:
-Sejam muito bem vindos a esta cerimónia tão importante para toda a comunidade feiticeira. Desde já quero começar por agradecer a vossa presença hoje, demonstrando através da presença de representantes das escolas mundiais de feitiçaria a grande figura que Dumbledore foi. Além da pessoa extraordinária que era, foi sobretudo um grande professor e um defensor da paz no mundo da feitiçaria! Um defensor dos verdadeiros valores e da verdadeira honra! Apenas vos quero dizer que este dia, dia em que o professor teria cerca de 138 anos, não nos devemos rebaixar, mas sim pensar na figura de Dumbledore como um modelo de virtude e tentar atingir os seus gloriosos feitos! Foi a pessoa mais sábia que eu já alguma vez conh... - Hermione não conseguiu acabar a frase, tendo saido lentamente do palco com uma lágrima no olho.
A cerimónia prolongou-se por mais 1h, com testemunhos de pessoas muito próximas a Dumbledore, exceto Elphias Doge que desaparecera sem deixar rasto fazia já anos. No fim daqueles discursos, cerca de 100 hipogrifos sobrevoaram o Grande Lago, executando manobras explêndidas, ao mesmo tempo que largavam ramos de camélias que traziam no bico, formando uma chuva incrível de flores brancas, que com a ajuda das varinhas das centenas de feiticeiros formaram um manto branco sobre as águas do lago indescritível. Em memória do professor não houve qualquer aula naquele dia, tendo os alunos se juntado na seia mais tarde no Grande Salão, o qual estava completamente desprovido de qualquer símbolo referente a qualquer equipa, pois era necessário relembrar a importância da unidade naquele tipo de situações.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Harry Potter E A Varinha Fantasma
Fanfiction"Não tenhas pena dos mortos, Harry, tem pena dos vivos. E acima de tudo, daqueles que vivem sem amor"- Albus P. W. B. Dumbledore