Na semana seguinte. Felipe entra no centro. É a sua primeira aula na juventude.
— Bom dia. Vamos falar sobre mediunidade. Diz o dirigente dos estudos mediúnicos do centro.
Que legal, meu primeiro dia e vamos estudar mediunidade! Pensa Felipe.
— A mediunidade é uma faculdade natural que todos possuímos. É a capacidade de sofrer em algum grau a influência dos espíritos. Explica o dirigente.
Felipe acompanha tudo atentamente, quando percebe que a aula está próxima do fim, resolve perguntar.
— Que fenômenos mediúnicos vamos observar hoje? O dirigente olha-o espantado.
— Fenômeno mediúnico? Aqui? Não é possível! É muito perigoso! Isso é para quem tem MUUUUUITA experiência. Diz enfático.
— Mas o senhor não disse que a mediunidade é uma faculdade natural? Se a faculdade é natural, o fenômeno não é também natural? Pergunta Felipe.
— Sim...Sim... Mas isso é teoria... Bem... Não sei explicar direito, mas... Sei que não podemos ter fenômeno mediúnico aqui.
— Por quê? Indaga Felipe confuso.
— Não pode e pronto! São as normas da casa. Os espíritos não querem. É isso! É isso!!! São orientações dos espíritos!!!
Felipe sem entender procura a senhora Mediunidade. Ela está do lado de fora da sala. Tudo assiste com tristeza.
Ele lembra tudo que tinha aprendido com ela, com seu guia... Tenta argumentar.
— Mas... Arrisca Felipe.
— Mas, nada! Diz o dirigente. Você é muito jovem. Apenas, quando estudar e crescer, vai entender. Vamos fazer a prece final, provavelmente você está obsediado.
Assim a aula é encerrada.
Felipe está desconsolado, abatido. Como podia tudo aquilo? Ele falou tanto, para depois, na prática, negar tudo.
Vai para casa triste... Fecha-se no quarto, ora e dorme.
Ao sair do corpo estão lhe esperando a senhora Mediunidade e seu guia espiritual. Estes, sorrindo, lhe abraçam. É daqueles abraços que faz a gente ter coragem de tudo enfrentar.
— Meu filho, diz a Mediunidade, por incrível que pareça, muitos espíritas não me entendem. Sem mim e sem a ajuda de muitos jovens da sua idade não haveria Doutrina Espírita, mas, mesmo assim, eles não permitem que eu possa estar presente na maioria das ocasiões. Afastam-me dos jovens. Temo que eles adotem as regras da época dos oráculos, na verdade, alguns já fazem isso. Tratam os médiuns como pessoas especiais. Deus é amor e misericórdia: todos os Seus filhos são médiuns. É suficiente o esforço sincero de se espiritualizar para merecer a companhia dos bons espíritos.
— Sabemos de tua sinceridade e coragem. Queremos que você nos ajude a mostrar como a mediunidade é natural. Acrescenta Pai Joaquim.
— Mas, como poderei fazer isso? Pergunta Felipe intrigado.
— Vivendo a mediunidade com naturalidade. Não adotando postura de santo nem de pop-star. Explica Pai Joaquim.
— Então viverei como vivem todos os jovens e terei também muitas experiências mediúnicas? Pergunta Felipe tentando entender seu guia.
— Sim. Você deve viver como os de tua idade, como vivem os jovens saudáveis.
Diz o espírito protetor.
— Mas... O que significa ser saudável, quero dizer, ser saudável na prática. Felipe quer entender exatamente o que deve fazer.
— Bem, respondeu o guia, todos sabem o que é ser saudável, mas está tudo tão confuso na Terra que eu vou lhe explicar. Primeiro. Cultivar o equilíbrio emocional é essencial. Muitos não entendem que por terem vivido uma juventude "cheia de emoções" passarão o resto da encarnação angustiados, irritadiços e nervosos.
— E que emoções são essas? Pergunta Felipe.
— São as emoções grosseiras. "Ficas" e namoros sem compromisso, por exemplo. Quando mexemos com a emoção de outro ser humano sem a devida responsabilidade, destruímos nosso equilíbrio. As energias geradas pelos sentimentos não elevados se acumulam e, muitas vezes, "apodrecem" em nosso corpo espiritual. Daí a sintonia com os bons espíritos fica difícil.
— Então, eu não posso namorar?! Pergunta Felipe assustado.
— Calma. Sorri o amigo espiritual. Pode e deve. No momento certo e com os sentimentos adequados. Namorar por namorar, para "experimentar", não. Isso é vulgaridade e inferioriza quem faz. Ser humano não é amostra grátis para ficar sendo experimentado. Namorar, com sentimento sincero, no momento certo, eleva o ser. Entendeu?
— Ah... Diz Felipe aliviado. Pensei que não podia nunca! Seu amigo espiritual sorri.
Já mais aliviado, pergunta Felipe.
— E o que mais?
— Bons hábitos. Ler livros e artigos instrutivos. Ouvir boas músicas. Frequentar festas saudáveis, evitar ambientes com excesso de álcool. Drogas e pornografia, nem pensar. A não ser que queiras contato com espíritos das trevas que vão arruinar tua sintonia, tua paz e tua vida. Sei que não irás atrás disso, mas é possível que algum dia alguém te ofereça e tua recusa deve ser firme e tranquila, se queres que eu permaneça ao teu lado.
— Eu não sabia que isso é tão sério. Diz Felipe, lembrando-se de alguns amigos da escola.
— Sim, Felipe. É seríssimo. E teus amigos que cultivam esses hábitos infelizes muito sofrerão. Ore por eles. No futuro, tu terás que socorrer alguns em regiões de dor e trevas. É o livre arbítrio de cada um. Quando tiveres oportunidade, fala-lhes da Doutrina Espírita e assim poderás evitar grandes tragédias na vida de muitos. Quero, agora que conheces as tuas responsabilidades, te apresentar um amigo.
Nesse momento, entra um espírito com aparência jovem e o cumprimenta.
— Boa noite, eu sou Ivan.
— Ivan irá te ajudar a entender as dificuldades dos espíritas em relação à mediunidade. Após o curso que você fará, iniciaremos as atividades psicográficas que estão programadas desde antes de teu nascimento. Quando acordar, lembre-se de todas as recomendações. Elas são a garantia do sucesso de tua encarnação. Conclui seu guia espiritual.
Ivan fala com carinho.
— Começaremos em uma semana. Prepara-te para dormir com o coração em paz. Além da oração sincera antes de deitar e do cultivo de bons sentimentos e de bons pensamentos durante o dia, deves cumprir fielmente teus deveres espirituais. Isso facilitará teu aprendizado.
Eles se abraçam e se despedem.
Felipe acorda emocionado com tudo que tinha vivido. Nunca imaginou que fosse tão empolgante ser médium!
YOU ARE READING
Iniciação - Se a Mediunidade Falasse 1
SpiritualitéVocê vai conhecer Felipe e seus novos amigos espirituais, pai Joaquim e Ivan, além da sábia e simpática senhora Mediunidade. Felipe está em busca de experiências espiritualizadoras, de conhecer a mediunidade, a vida espiritual e a si mesmo. Ele busc...