Vencendo os medos

108 4 1
                                    



A Síndrome do Pânico tem o poder de parar a vida de uma pessoa pelos medos. Primeiro, o medo terrível da morte (através de doenças que nem temos), depois as fobias começam a se expandir ao ponto de muitas pessoas deixarem de fazerem coisas comuns como: Sair de casa, dirigir, se exercitar, ir a igreja, passear em locais com muita gente, viajar etc. Enfim, as pessoas que sofrem com Síndrome do Pânico convivem diariamente com o medo.

Na época que fui diagnosticado com Síndrome do Pânico, havia poucas informações sobre terapias na internet, fui obrigado a ir pelo caminho convencional dos livros. Enfiei-me em estudar sobre o assunto, ler livros de cunho psiquiátricos, livros de psicologia, livros sobre psicanálise, e como sempre fiz na minha vida, aprendi do meu jeito me tratar daquilo que mais me apavorava.

Lembro bem quando li a informação de que o cérebro identifica nossos medos, e quando não conseguimos enfrentá-los, a maioria deles se tornam traumas, fiquei feliz por ter identificado uma das chaves da cura.

Aquele medo infantil de barata, que na fase adulta se torna trauma ao ponto de quase surtar ao ver o inseto em algum lugar. Ao mesmo tempo um homem sem muito pensar na forma asquerosa do bicho, pega um chinelo e mata a criatura sem nenhuma dó ou medo; a fobia de um, é simplesmente natural para outro. Mas os dois não enxergam o mesmo bicho, o mesmo formato e a mesma cena? Sim. Mas a forma que cada um reage ao fato é o que faz ser determinante para o cérebro. Ao saber dessas informações me convenci que enfrentar meus medos seria fator decisivo, após eu ter limpado a alma, através do perdão. Busquei vencer todos meus medos de frente.

Eu tinha um medo imenso de Hospital ou qualquer coisa que lembrasse doença, mas, busquei pouco a pouco enfrentar tal medo. Comecei a visitar os hospitais com alguns obreiros da igreja para orar pelos enfermos, e no início parecia algo impossível, mas, com o passar dos dias aquilo foi se amenizando ao ponto de conseguir enfrentar o ambiente sem mais o medo.

Quero aqui deixar claro, que os passos a se seguir não é do último degrau para o primeiro. Ou seja, não queira enfrentar seus medos, sem antes ter procurado um psiquiatra; ter iniciado seu tratamento medicamentoso; ter procurado uma terapia com um profissional que lhe dará os passos corretor para vencer seus medos e fobias.

Pense que para se vencer os medos é preciso dar um passo de cada vez, não queira ser totalmente autossuficiente. Pessoas com medo de dirigir, sair de casa, fazer exercícios físicos, e até mesmo se alimentar, precisam dar um passo de cada vez. Se sua fobia for sair de casa, não queira ir para uma jornada, antes, saia até a porta, no outro dia dê um passo a mais, até você conseguir dia após dia ir até o portão e conquistando um espaço por vez. No enfrentamento do medo tente estar acompanhado de alguém que te faça bem, ouça uma música que goste para que o cérebro não fique preso ao acontecimento. Pessoas que gostam de falar ao celular enquanto caminham, é uma boa estratégia ligar para alguém que goste enquanto tenta caminhar ou sair de casa, seu cérebro estará distraído e você vencerá com maior facilidade.

Lembre-se sempre que o cérebro precisa de estímulos e informações. Mesmo que pouco a pouco, é necessário enfrentar seus medos para que a fobia e o trauma dê lugar a coragem. Deixe de lado a vitimização e as perguntas como: por que eu? E diga a você mesmo: Eu vou vencera doença, por que ela não me venceu. Jamais se apegue ao lado negativo dos ocorridos, pense sempre pelo lado positivo, das vitórias alcançadas até o momento e de que nesta jornada, você ainda está caminhando e aquilo que parecia ser o fim, na verdade lhe transformou para alguém melhor, mais sensível, humano e real.

Este livro tem a intenção de dizer que a Síndrome do Pânico tem cura, e para você que tem fé em Deus, o caminho é muito mais suave, desde que você se abra totalmente para o tripé da cura: Tratamento psiquiátrico, terapia e fé.

Eu sou testemunho vivo de que cura é real, e não sou mais abençoado que ninguém, apenas fui um bom aluno e fiz a lição de casa conforme os profissionais indicaram. Deus abençoe sua vida e que a cura chegue até você o mais breve possível.

Samuel Boss

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Sep 20, 2019 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Sou evangélico e tenho Síndrome do Pânico, o que faço?Onde histórias criam vida. Descubra agora