Sinto que não serei salvo e tenho medo de ir para o inferno

29 1 0
                                    


Quando o transtorno do pânico está em seu auge, o evangélico se depara com uma opressão psicológica terrível. O pensamento de que sua salvação está em cheque e que o inferno está mais próximo do que o céu é uma característica peculiar do evangélico que sofre com Síndrome do Pânico.

Ao longo dos anos atendi muitas pessoas que relataram o medo de não serem salvas durante os períodos mais agudos das crises. A sensação do Pânico é de fato terrível é uma angustia cruel, e a pessoa potencializa esta sensação elevada a eternidade como aprendemos na definição de inferno na bíblia. A pessoa pensa que há um motivo para ela estar sofrendo aqui na terra, como se fosse uma punição divina, relembra pecados antigos (já perdoados), relembra momentos antes de sua conversão e se apega no fato de não merecer a salvação. A visão sobre Deus também fica distorcida, se imagina o Deus punitivo, vingador e carrasco. A misericórdia de Deus se anula completamente nestes momentos de crise espiritual e psicológica.

Lembro-me bem de minhas tristezas solitárias e minhas angustias profundas pensando a cerca da eternidade. Eu questionava: Senhor por que eu mereço ir para o inferno? Era como se eu já estivesse condenado sem perdão. Foi então que reler os evangelhos me ajudou, aliás, ler os evangelhos e os salmos. Quando você está num processo depressivo, os salmos fazem muito mais sentidos do que quando se lê apenas como um texto bíblico. Veja só o salmo 38 do versículo 6 ao 9 pela perspectiva de quem está depressivo.

"Estou encurvado, estou muito abatido, ando lamentando todo o dia.
Porque as minhas ilhargas estão cheias de ardor, e não há coisa sã na minha carne.
Estou fraco e mui quebrantado; tenho rugido pela inquietação do meu coração.
Senhor, diante de ti está todo o meu desejo, e o meu gemido não te é oculto."

O rei Davi está atormentado na alma, angustiado, tendo sintomas físicos e coração inquieto. Como não associar isso a uma angustia depressiva que muitos passam neste momento? Davi não contava com medicação para diminuir suas angústias, sua única terapia era compor e escrever seus medos em forma de oração a Deus, desabafar espiritualmente lhe trazia um certo alívio. Digo sempre para as pessoas que não era nada fácil passar por tais problemas sem poder recorrer a uma medicação eficaz, e glórias a Deus por termos a ciência ao nosso favor.

No Salmo 69 do verso 1 a 3 Davi clama a Deus pedindo livramento de suas angústias, ao ponto de dizer frases bem parecidas com as quais falamos "Estou cansado de clamar".

"Livra-me, ó Deus, pois as águas entraram até à minha alma.
Atolei-me em profundo lamaçal, onde se não pode estar em pé; entrei na profundeza das águas, onde a corrente me leva.
Estou cansado de clamar; a minha garganta se secou; os meus olhos desfalecem esperando o meu Deus."

Além de Davi podemos lembrar do profeta Elias quando foi ameaçado de morte por Jezabel no livro de 1 Reis 19. Ele se angustiou tamanhamente que pediu a morte a Deus.

" E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais."

A bíblia conta histórias de homens de Deus, pessoas com uma vida dedicada ao Senhor, mas completamente humanos, que sofriam as dores e os medos que todos nós sofremos.

Além dessa angustia que remete a depressão, há também um relato nos evangelhos que descreve uma crise de ansiedade com muita clareza. Esse relato não foi de nenhum profeta, discípulo ou da multidão, a crise foi do próprio Cristo. Os evangelho de Lucas no capítulo 22, relata a agonia de Jesus no Getsêmani noite de sua paixão.

"Ele, por sua vez, se afastou, cerca de um tiro de pedra, e, de joelhos, orava,

dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua. Então, lhe apareceu um anjo do céu que o confortava.E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra."

A crise de ansiedade é na eminência que o cérebro identifica um perigo e interpreta como sendo fatal, algo que leve a morte. Com Jesus esse perigo era real e evidente, ele sabia que ia morrer, pois tudo era de seu conhecimento. Então Jesus entra numa agonia tamanha, que seu corpo passa por um pico imensurável de estresse ao ponto de suar sangue. Já no caso de uma pessoa que sofre com Síndrome do Pânico, o medo não tem motivação real, é um cenário criado pela doença.

Quando comecei a ler a bíblia com o prisma de quem busca a cura, comecei identificar que Deus tem uma compreensão paterna sobre seus filhos e que vai além dessa relação fiel e Senhor, Ele também é o criador dessa máquina que chamamos de corpo. Ele sabe como cada coisa funciona em nós, afinal, foi Ele quem criou cada célula de nosso corpo. Deus não seria injusto de condenar a perda de Salvação, alguém que tenha o corpo doente, ainda mais a mente. Jesus jamais condenou um doente, Ele tinha compaixão e misericórdia, pois havia nEle o total conhecimento das dores e do sofrimento daquela pessoa, antes tratava com amor e cuidado. O Evangelho relata que ao ver a multidão aflita, Jesus se enchia de extrema compaixão. O problema, na qual Jesus costumava a ser mais duro era com os religiosos que buscava condenar os doentes, as mulheres, os diferentes e os marginalizados. Porém como Ele mesmo disse no evangelho de Marcos no capítulo 2:17, ele faz duas afirmações interessantes.

"E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento."

A primeira afirmação é de que Ele mesmo sendo um líder religioso na época e hoje compreendido como o próprio Deus, fala da medicina de forma positiva, e o segundo ponto é que Jesus se coloca como um Senhor dos necessitados e não dos doutores, santos e autossuficientes.

Aos que pensam no seu destino eterno como sendo uma dúvida, lembre-se do que o profeta messiânico, Isaias escreveu no capítulo 53 verso 5:

"Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados."

Através deste maravilhoso sacrifício é que podemos ser participantes da mesa, no Reino dos céus não vale a meritocracia terrena: de quem produziu mais, merece mais. Lá no Reino dos Céus, os últimos serão os primeiros, os maiores serão os menores, o eu prevalece é a maravilhosa Graça de Jesus.

Em Romanos 5:20 Paulo diz:

"onde abundou o pecado superabundou a graça"

Ou seja, onde houve uma overdose de pecado, haverá uma overdose de graça. E por mais que os religiosos, estudiosos e teólogos tentem aqui minimizar o texto e moralizar nosso pensamento, lembre-se, são os próprios que terão um julgamento da parte do Senhor. Em Mateus 7: 22-23, Jesus fala como será o tratamento para os grandes religiosos detentores da verdade sobre Deus, mas na verdade são hipócritas em suas práticas:

"Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?'

Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal!"

Preciso lembrar a você, que sofre tanto com este mal da Síndrome do Pânico que o Senhor Jesus é Deus de compaixão e não quer que nenhum se perca. Sua vida é especial para Ele, e há colo e aconchego para você nos braços dEle. Lembre-se da parábola do filho pródigo, com toda sua vida entregue ao mundanismo, havia um pai esperando por ele de braços abertos. Assim é o nosso Deus, que se preocupa com os de dentro e os de fora, e sofre com os aflitos e se compadece pelos que se angustiam. Você é importante aos olhos do pai. Na casa de Deus há muitas moradas e Ele preparou lugar para você. Creia nisso!

Sou evangélico e tenho Síndrome do Pânico, o que faço?Onde histórias criam vida. Descubra agora