A anorexia e a bulimia são dois problemas que envolvem uma relação complicada com a comida e com a alimentação. Enquanto na anorexia a pessoa não come, com medo de engordar e apesar da magreza instalada, na bulimia a pessoa come tudo o que deseja e vomita pela culpa ou remorso com medo de engordar. Neste caso está quase sempre dentro do peso normal ou está ligeiramente acima do peso.
Como saber se é Anorexia?
É preciso estar atento ao surgimento de comportamentos como:
• A pessoa vê-se constantemente gorda, mesmo quando não tem excesso de peso ou até está abaixo do peso;
• Recusa comer ou exprime um medo constante em ganhar peso;Comer muito pouco e tem sempre pouco ou nenhum apetite;
• Está sempre de dieta ou conta todas as calorias dos alimentos;
• Pratica regularmente atividade física com a intensão apenas de perder peso.
Quem sofre desta doença, tem tendência para tentar esconder o problema, e por isso vai tentar esconder que não come, fingindo algumas vezes a ingestão de alimentos ou evitando almoços de família ou jantares com amigos, por exemplo.
Em um estado avançado, a doença pode causar:
• Ausência da menstruação;
• Prisão de ventre;
• Dor abdominal;
• Dificuldade em tolerar o frio;
• Falta de energia e cansaço;
• Inchaço e problemas cardíacos.
Como saber se é Bulimia?
• Desejo de perder peso, mesmo quando não precisa;
• Vontade exagerada de comer em algumas refeições;
• Prática exagerada de exercício físico com a intensão de emagrecer;Ingestão exagerada de alimentos;
• Necessidade constante de ir sempre à casa de banho depois de comer;
• Uso regular de remédios laxantes e diuréticos;
• Perda de peso apesar de aparentar comer muito;
• Sentimentos de angústia, culpa, arrependimento, medo e vergonha depois de comer em excesso.
Quem tem esta doença, tem sempre tendência para tentar esconder o problema e por isso come muitas vezes escondido tudo o que se lembra, não conseguindo muitas vezes se controlar.
Em um estado avançado, esta doença pode causar:
• Calos e cicatrizes nas mãos causados pelo ato de provocar constantemente os vômitos com os dedos;
• Dentes lascados, com aparência serrilhada e corroída;
• Bochechas inchadas pois as glândulas salivares podem ficar inchadas ou atrofiadas;
• Menstruação irregular;
• Sensação de fraqueza ou tontura;
• Dores abdominais frequentes e inflamações no sistema gastrointestinal;
• Inflamações constantes na garganta;
• Barriga, mãos e pés inchados;
• Prisão de ventre.
Nota da autora
Acreditem, eu sei como é olhar para o espelho e querer simplesmente o quebrar. Ou até se odiar porque não gostou de como uma roupa ficou em você. Porque você não se acha bonita o suficiente, não se acha magra o suficiente ou não se acha cheia/ com curvas o suficiente. Eu sei como é. Ainda bem que eu não cheguei ao ponto de me debruçar na privada e inserir o dedo na garganta por puro desespero. (Desculpe se soou rude, mas eu não encontrei as palavras certas.)
As pessoas não percebem. E às vezes não é porque não querem, ou não amam você. Eu fui uma criança gordinha e eu sou uma adolescente com altos e baixos também. Hoje em dia eu estou satisfeita comigo mesma. Não vou dizer que eu acordo todos os dias e me acho linda e maravilhosa, mas eu gosto de mim mesma.
Você, que tem esse problema, se quiser conversar, eu estarei a sua disposição. Eu sei que às vezes as coisas ficam difíceis, eu sei. Às vezes parece que nunca vai melhorar, mas vai. Você não precisa se machucar para agradar alguém. Você também não precisa da opinião do espelho para se achar bonita. Você não precisa ser magra para ser bonita.
Você precisa ser feliz. Você pode sim comer um pedaço de bolo a mais, porque você não é nenhuma escrava desses padrões ridículos. Você precisa se sentir bem. Não importa o que os outros digam.
Eu estou aqui, de coração aberto, para que vocês, assim como a Anya, fiquem bem. Eu sei que ela é só uma personagem, mas eu acho que todas nós, nos dias ruins, temos um pouco dela.
Procurem os pais de vocês, ou os amigos de vocês. Sempre há alguém ali, para te ajudar.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Love for us
RomanceAnya Olívia Young é sem dúvidas uma boa menina e cada passo da sua vida foi planejado para que desse certo, exceto a morte inesperada de sua amada irmã. Agora tudo o que ela tem é seu namorado que tem lhe dado todo o apoio apesar dela parecer viver...