Capítulo 23 - As 8 partes de um HISTORIA

305 5 1
                                    

Escrevendo em PartesAprenda a escrever historias utilizando as oitos partes.
As oito partes de watts são:
1° Ponto de Partido

2°Gatilho

3°A busca

4°Surpresa

5°Escolha crítica

6°Clímax

7°Reversão

8°Resolução


Watts explica que cada trama clássica passa por estas fases e que não costuma usá-los para planejar uma história, mas usa os pontos durante o processo de escrita:
Vou explicar cada um deles.


 Ponto de Partido:
Este é o "dia a dia", no qual a história se passa. Pense na Cinderela limpando, passando, lavando e cozinhando para sua madrasta má e suas duas irmãs horrorosas. Pense em João (de João e o pé de feijão) que vive na pobreza, com sua mãe e uma vaca, ou em Harry Potter que vive com os Dursley.


2° Gatilho:
Algo que o protagonista (o herói / heroína) não pode controlar é o gatilho que desencadeia a história. A fada madrinha aparece, alguém paga em feijões mágicos não de ouro, uma misteriosa carta chega ... você começa a desenrolar a historia.


3° A busca:
Os resultados do gatilho podem se tornar uma busca - um gatilho desagradável (por exemplo, a protagonista perder o emprego) pode acabar envolvendo a protagonista numa busca para retornar ao status do qual fazia parte, um gatilho agradável (ex.: encontrar um mapa do tesouro), significa uma busca para manter ou aumentar o novo estado agradável.
Lembra dos exemplos que dei no ponto de partida utilizando a Cinderela o João e o Harry Potter? Então pense nessas historia (com certeza você conhece pelo menos uma delas) e no gatilho dessas historia e depois na busca que esse gatilho gerou... Você terá uma ideia melhor do que é a busca.


4° Surpresa:
Esta etapa envolve não um, mas vários elementos, e ocupa a maior parte do meio da história. "Surpresa" inclui eventos desagradáveis, como obstáculos, complicações, conflitos e problemas para a protagonista. Watts enfatiza que surpresas não devem ser muito aleatórios ou muito previsíveis - eles precisam ser inesperados, mas plausíveis. O leitor tem que dizer "Puxa! Eu deveria ter visto isso!"


5° Escolha crítica:
Em algum momento, o protagonista precisa tomar uma decisão crucial, uma escolha crítica. Isso é muitas vezes quando o personagem descobre exatamente quem ou o que é, quando personalidades reais são revelados em momentos de alta tensão. Watts salienta que isso tem que ser uma decisão do personagem - e não apenas algo que acontece por acaso. Em muitas histórias clássicas, a "escolha crítica" envolve a escolha entre o bem e o mal, um caminho fácil, ou o difícil, entre a pessoa amada e a solidão, entre matar ou não. Em tragédias, o final infeliz muitas vezes acontece por que um personagem faz uma escolha errada em algum momento - se ao ver Julieta supostamente morta, por exemplo Romeo acaba se matando.


6° Clímax:
A escolha crítica(s) feita por seu protagonista precisa resultar no clímax, o pico mais alto de tensão, em sua história. Para algumas histórias, este poderia ser um pelotão de fuzilamento nivelando suas armas e se preparando para atirar, uma batalha começando, uma perseguição em alta velocidade ou algo igualmente dramático. Em outras histórias, o clímax pode ser uma enorme discussão entre marido e mulher, ou uma briga entre crianças, ou Cinderela e as irmãs feias tentando calçar o sapatinho de cristal.


7° Reversão:
A reversão deve ser a consequência da escolha crítica e do clímax, e deve alterar o status dos personagens - especialmente o seu protagonista. Por exemplo, uma mulher oprimida pode deixar o marido depois de uma briga, uma criança intimidada por alguém pode se deixar de ser uma vítima e perceber que o seu agressor não tem mais nenhum poder sobre ela; Cinderela pode ser reconhecida pelo príncipe. "Suas reversões devem ser inevitáveis e prováveis. Nada deve acontecer sem motivo, mudanças não devem cair do céu. A história deve se desenrolar como a vida se desenrola: implacável, implacável, e plausível."


8° Resolução:
A resolução é um retorno a um novo ponto de partida - onde os personagens devem ser mudados, se tornando mais sábios e iluminados, mas onde a história que está sendo contada é completa.(Você pode sempre começar uma nova história, uma continuação, com outro gatilho ...)

Blog: Iniciando a escrita

LINK: http://iniciandoaescrita.blogspot.com/2013/10/escrevendo-em-partes.html

DICAS PARA OS ESCRITORESOnde histórias criam vida. Descubra agora