Olá meus alunos! Bom, hoje eu vou falar sobre o travessão. Muitos escritores não usam, não porque não querem, mas porque não sabem usa-lo corretamente etc.
Mas gente pelo amor de deus não usem hífen (-) isso fica tão feio no capítulo. 😑😫😭😵🥴🙄😪
Veja a diferença:
- Eu confiei em você, eu lutei por você! É o que eu recebi em troca? Mentiras e traições.
── Eu confiei em você, eu lutei por você! É o que eu recebi em troca? Mentiras e traições.
Não acham que ficou bem melhor assim? Pode não parecer gritante aqui, mas faça o teste no seu texto para você ver. 🎊🎈🥳
Travessão ( ── )
O travessão é um traço maior que o hífen e costuma ser empregado:
▶- No discurso direto, para indicar a fala da personagem ou a mudança de interlocutor nos diálogos.
Por Exemplo:
── O que é isso, mãe?
── É o seu presente de aniversário, minha filha.▶- Para separar expressões ou frases explicativas, intercaladas.
Por Exemplo:
"E logo me apresentou à mulher, – uma estimável senhora – e à filha." (Machado de Assis).
▶- Para destacar algum elemento no interior da frase, servindo muitas vezes para realçar o aposto.Por Exemplo:
"Junto do leito meus poetas dormem
── O Dante, a Bíblia, Shakespeare e Byron –
Na mesa confundidos." (Álvares de Azevedo)
▶- Para substituir o uso de parênteses, vírgulas e dois-pontos, em alguns casos.
Por Exemplo:
"Cruel, obscena, egoísta, imoral, indômita, eternamente selvagem, a arte é a superioridade humana – acima dos preceitos que se combatem, acima das religiões que passam, acima da ciência que se corrige; embriaga como a orgia e como o êxtase." (Raul Pompeia)
Se você escreve pelo celular e não sabe colocar o travessão, ou onde encontra-lo, basta pesquisar no google um site de SÍMBOLOS, lá irá aparecer o travessão.
VOCÊ ESTÁ LENDO
DICAS PARA OS ESCRITORES
AcakOlá Wattpedianos, bem eu confesso que não sei exatamente para quê estou postando esse livro, mas eu espero que ajude alguém algum dia. kkkkkkkkkkkkkkkk Eu sei que existem muitos livros como esse por aqui, mas quero compartilhar com vocês as dicas qu...