o estado

449 27 2
                                    

( A cartilha tráz um diálogo entre uma pessoa e o DR.Eneas)

RAPAZ: Diga-me, o que é o Estado?

DR ENÉAS: Espere,ai esta é uma questão muito importante! Vamos por partes. O senhor acredita que poderia ter chegado a essa idade, se não houvesse uma organização a serviço das pessoas e da sociedade como um todo ?

RAPAZ: Não entendi bem.

DR.ENÉAS: Veja la! Quando uma criança nasce,ela não tem como cuidar de si mesma.Se não houvesse a familia,ela sobreviveria poucas horas – a familia surgiu na história da sociedade para ser a primeira instancia em defesa do ser humano. A criança será o futuro cidadão se receber ao longo da infancia alimento, educação, defesa contra o calor,contra o frio ,contra chuva,contra as doenças etc. Mas á frente, já um cidadão,para viver em sociedade precisa trabalhar, sair a rua sem risco de ser assaltado ou assassinado,ter água potável,ter um local para morar e se defender das intempéries, precisara de regras de convivência que definam muito bem quais são os seus direitos e
deveres.

Imagine que um povo inimigo invada a sua terra,queime as colheitas,mate o seu pai, estrupre a sua mãe, mate todos so seus vizinhos, tome a sua casa etc. Quem vai defende-lo? Tem que haver uma organização capacitada para enfrentar situações como essa – surge a necessidade das Forças Armadas. O Estado surge então como o Poder Institucionalizado, a serviço da sociedade, senão não é um estado legitimo. Sintetizando,então: O Estado pressupôe um povo, um território e um poder originário de mando, o Poder Constituinte. Deve existir e atuar de modo soberano, sempre em defesa dos interesses e das necessidades de seu povo.

RAPAZ: Partindo dessa idéia como deve agir o Estado?

DR.ENÉAS: Tendo em vista suas amplas e profundas responsabilidades, o Estado deve agir sempre que necessário como órgão interventor restabelecendo a ordem,a justiça, a igualdade de oportunidades e o direito ao trabalho, moradia á educação, á saúde aos transportes e á sadia necessidade de criação de riquezas - intervindo se necessário, na produção e na economia como um todo.

RAPAZ: Ou seja, sem isso ai a cidadania é pura conversa fiada!

DR. ENÉAS : Sem dúvida nenhuma.

RAPAZ: Mas, se o Estado seve para tudo isso, por que não estamos vendo isso no Brasil?

DR.ENÉAS: Porque o Estado que ai esta é fraco, inerte, ilegitimo, sem nenhuma função social – é inimigo do povo. O estado que ai esta, na verdade, não é soberano, ele obedece a um poder infinitamente maior, o Sistema Financeiro Internacional, que impõe suas regras demoniacas á maioria das nações.

RAPAZ: Mas, por que os governos obedecem ao Sistema Financeiro Internacional?

DR. ENÉAS: Porque, para chegarem a ser governo,fizeram acordos,receberam importâncias fabulosas de legitimos representantes do Sistema Financeiro Internacional.

RAPAZ: E qual é o interesse, então, do Sistema Financeiro Internacional?

DR ENÉAS: É destruir o Estado Nação – destruindo o Estado Nação,não haverá mais quem defenda o que é patrimonio nacional. Assim, as riquezas da nossa terra - a água, o subsolo, as fontes de energia etc.., etc…etc. – que nos fazem o país mais rico do mundo, passara ás mãos de grupos representantes dos países ditos ricos, que, na verdade, estão em situação desesperadora, porque não tem como enfrentar as grandes necessidades do próximo século.

RAPAZ: O senhor quer dizer que o Brasil é muito importante pra eles?

DR.ENÉAS: Sem dúvida,sem as riquezas do Brasil, não há futuro para os países de primeiro mundo. Por isso o Brasil é muito importante para eles. O que não tem nenhuma importância para eles é o povo brasileiro.

RAPAZ: Mas, já não existe um concenso mundial que o estado moderno não deve intervir em nada, que tudo deve ser entregue ás forças livres do mercado, fundamentalmente as estrangeiras que deve haver liberdade absoluta?

DR.ENÉAS: Isto é uma grande mentira. A liberdade leva ao verdadeiro massacre Dos mais fracos pelos mais fortes.

È a luta entre a raposa e o pintinho, ambos livres…

DR.ENÉAS : Na verdade, só o Estado tem força e,por ser responsabilidade sua, tem o
interesse para intervir na Economia a favor dos mais fracos, porque só o Estado, antes do lucro, esta preocupado com o bem estar do seu povo.

Esta é a questão central de todos os grandes problemas nacionas.

O Brasil Em PerigoOnde histórias criam vida. Descubra agora