9 - A GRANDE REUNIÃO NA COLINA DO ESTÁBULO

968 120 70
                                    

Durante um bom tempo ninguém conseguiu dizer uma palavra nem derramar uma lágrima. Então o unicórnio bateu com o casco no chão, sacudiu a crina e começou a falar:

– Senhor, agora já não há mais necessidade de um Conselho. Vemos que os planos do Macaco foram muito além do que imaginávamos. Não há dúvida de que ele já vinha tramando a coisa secretamente com o Tisroc há muito tempo e, assim que achou a pele de leão, mandou avisá-lo que preparasse uma armada para tomar Cair Paravel e Nárnia inteira. Agora nada mais nos resta a fazer a não ser voltar à Colina do Estábulo; vamos contar a verdade aos narnianos e enfrentar a aventura para a qual Aslam nos enviou. E se, por um grande milagre, nós sete conseguirmos derrotar os trinta calormanos que estão com o macaco, devemos voltar novamente e morrer lutando contra o grande exército deles, que logo marchará de Cair Paravel.

Tirian assentiu com a cabeça. Voltando-se para as crianças, disse:

– Agora, amigos, chegou a hora de regressarem ao seu próprio mundo. Sem dúvida alguma, já cumpriram a missão para a qual foram enviados.

– M... mas... mas não fizemos nada! – disse Jill, que tremia toda, não propriamente de medo, mas porque aquilo tudo lhe parecia terrível demais.

– É claro que sim – disse o rei. – Soltaram-me daquela árvore. Você rastejou que nem uma cobra à minha frente ontem à noite e trouxe Confuso. E você, Eustáquio, matou o seu calormano. Contudo, são jovens demais para participar de um fim tão sangrento como este que nos espera hoje à noite ou, quem sabe, daqui a três dias. Eu lhes imploro – não, eu ordeno! – que regressem ao seu lugar. Para mim seria uma vergonha deixar guerreiros assim tão jovens tombar em batalha ao meu lado.

– Não, não e não!!! – disse Jill (de muito pálida que estava ao começar a falar, ficou subitamente muito vermelha e depois empalideceu de novo). – Não vamos embora, não importa o que você diga. Vamos grudar em você, aconteça o que acontecer. Não é, Eustáquio?

– É, sim. E não adianta criar caso por isso – respondeu Eustáquio, que tinha enfiado as mãos nos bolsos, sem se dar conta do quanto isso fica esquisito quando se está usando uma cota de malha. – Pois, como vê, não temos alternativa. Não adianta falar em nos mandar de volta. De que jeito? Não temos nenhuma mágica para fazer isso!

Ele tinha toda a razão, mas Jill detestou-o por ter falado assim. Eustáquio tinha essa mania de ser terrivelmente prático quando os outros ficavam exaltados.

Ao perceber que os dois estranhos não podiam voltar para casa (a não ser que Aslam os fizesse subitamente desaparecer dali), a primeira atitude de Tirian foi tentar convencê-los a atravessar as Montanhas do Sul rumo à Arquelândia, onde provavelmente estariam a salvo. Mas eles não sabiam o caminho e não havia ninguém que pudesse ir com eles. E depois, como ponderou Poggin, uma vez conquistada Nárnia, os calormanos com certeza tomariam Arquelândia logo a seguir: o Tisroc sempre desejara as terras do Norte. No final das contas, Jill e Eustáquio tanto suplicaram que Tirian acabou concordando que eles o acompanhassem e assumissem seu risco – ou, como disse ele, com muito mais sensibilidade, "que enfrentassem a aventura para a qual Aslam os enviava".

A idéia do rei era que só deveriam regressar à Colina do Estábulo (só de pensar nesse nome eles já se sentiam mal) depois que escurecesse. Mas o anão lhes disse que, se chegassem lá à luz do dia, provavelmente encontrariam o lugar deserto, a não ser talvez por um sentinela calormano. Os bichos estavam tão apavorados com o que o macaco (e agora também o Ruivo) lhes havia contado sobre esse novo Aslam furioso (ou Tashlam), que não tinham coragem de se aproximar dele, a não ser quando eram convocados para aquelas terríveis reuniões à meia-noite. Além do mais, os calormanos nunca foram bons em andar no mato. Poggin achava que, mesmo à luz do dia, eles facilmente conseguiriam atingir a parte de trás do estábulo sem ser vistos. Isso seria muito mais difícil depois que anoitecesse, quando o macaco tivesse convocado a bicharada, e os calormanos já estivessem de guarda. Assim, depois de iniciada a reunião, levariam Confuso para trás do estábulo, completamente despercebidos, até o momento de exibi-lo. Isso realmente seria o melhor, pois a única chance que tinham era pegar os narnianos de surpresa.

A Última Batalha | As Crônicas de Nárnia VII (1956)Onde histórias criam vida. Descubra agora