Nina Piper

24 3 3
                                    

                           Dedicado
                           NinaPiper

1- Você começa a escrever com um vislumbre do clima, atmosfera, ambiente, ou tudo acontece no "escrever" mesmo?.

R: Tudo acontece no escrever mesmo. Quando tenho uma ideia, gosto logo de colocá-la no papel e deixo esses detalhes para depois.

2- Quais são os seus principais temas? Está consciente deles ou foram desvendados amigos críticos, analistas?

R: Não tenho principais temas, porque sou o tipo de escritora que vai evoluindo junto com a história.

3- Você abre um livro, folheia, lê as orelhas, dá uma olhada no prefácio, começa e logo pula para o final, procura passagens eróticas? Gostaria mesmo de ser lido assim?

R: Leio a sinopse para saber do que se trata a história. Não gosto de pular capítulos porque fico perdida no livro.

4- Há escritores que reescrevem sempre o mesmo livro? Temendo isto, você muda de gênero como troca de camisa?

R: Eu reescrevo para tirar os erros de português, só por isso. Não troco o gênero porque gosto muito daquilo que escrevo.

5- Falemos de cama: adormecendo lhe vem uma idéia, deixa para pensar no dia seguinte ou levanta-se de um salto, alucinado?

R: Pulo da cama e anoto tudo na hora, não importa que hora, porque sou muito esquecida, se eu deixar pro dia seguinte, já não lembro de mais nada.

R: 6- Seus julgamentos de valor são influenciados pelo calor da hora ou você mantém um distanciamento crítico?

R: Mantenho um distanciamento crítico, deixando para depois de avaliar intensamente o que irei abordar. Até mesmo porque, como eu disse antes, eu evoluo junto com a história.

7- Já tentou um romance polifônico, poema épico, novela de TV, biografia, romance histórico, tese de doutorado?

R: Não.

8- Você entende tudo o que os críticos escrevem? Aproveite o espaço e registre o que pensa da crítica psicanalitica, marxista, ou de vanguarda com tendências variadas.

R: Entendo, mas não ligo para críticas. Por que muitas são feitas por pessoas que não sabem nem se quer fazer uma crítica. Acham que ir lá num capítulo de sua história e xingar seus personagens principais de todo tipo de palavrão é crítica.

9- Sentimentos negativos como ódio, ciúme, inveja, vingança são motores bem regulados para a criação de uma obra?

R: Sim, muito! Para mim que gosto de escrever mistério e suspense, são as principais ferramentas. Sempre gosto de trabalhar com esses tipos de sentimentos.

10- Lendo um romance, vendo um filme, uma novela, gostaria de mudar o final? Citar exemplos

R: Pra falar a verdade, nunca pensei nisso. Claro que sempre tem aqueles finais que nos deixam com vontade de estrangular o autor(a), mas nunca passou pela minha cabeça qual o final que eu realmente queria para tal obra.

11- Quando lê outros autores pensa que, se quiser, pode escrever muito melhor?

R: Não. Penso que cada um tem a sua maneira de escrever, a sua marca, que diferencia um do outro.

12- O que faz quando sente que uma personagem lhe escapa por estar anos-luz de distância de suas possibilidades de escritor?

R: Tento até conseguir fazê-la se adequar as minhas possibilidades de escritora porque adoro um desafio. E escrever é isso

Entrevistas Wattpad 2018, 2019Onde histórias criam vida. Descubra agora