Resiliência é um termo da física usado para designar a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sidos submetidos a uma deformação elástica.
Esse termo é usado pela psicologia para para explicar a capacidade que um indivíduo tem para lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse, algum tipo de evento traumático, etc. Ou seja, a resiliência faz com que uma pessoa possa se levar, se superar mesmo depois de uma queda.
Uma pessoa resiliente é alguém que consegue encontrar soluções, estratégias, formas de seguir a vida mesmo com todos os problemas que ela esteja enfrentando. E sim, você é resiliente e isso é incrível!
Você já passou por tanta coisa na vida, já perdeu amigos, amores, sonhos. Já chorou de tristeza, de saudades, de medo, por perdas por dores externas e interiores. Já foi magoando, machucado, ferido.
Você já foi traído(a) por amigos, por amores, por pessoas em que você confiava. Você viu a vida seguir por rumos completamente diferentes do que um dia havia planejado. Você já se olhou no espelho e mesmo vendo sua imagens refletida ali, não conseguiu se reconhecer.
E eu posso te contar uma coisa? Você passou por tudo isso e superou. Quando você achou que estava tudo perdido encontrou uma força lá no fundo da alma e reagiu. Colocou um sorriso no rosto mesmo quase chorando e continuou andando. Você engoliu o nó na garganta incontáveis vezes, você persistiu pelos seus sonhos e objetivos como unhas e dentes, você lutou pela sua família, pelos seus amigos, por você.
Você até caiu, mas se levantou, tirou a poeira do corpo e deu a volta por cima. Talvez ainda não tenha dado, mas vai dar sim, quer queira, quer não, você vai conseguir. Porque é isso que você sempre faz, você consegue. Mesmo cansado, mesmo com medo mesmo ferido, mesmo magoado, você sempre consegue se levantar no final.
Se você não sabia, acabou de saber que você é um ser humano extraordinário, um ser humano resiliente. Sinta muito orgulho de você, pois já sinto muito de mim.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Cartas de alguém que espera
EspiritualCartas de alguém que espera em Deus não apenas pelo amor de sua vida, mas para tomar direção em tudo que faz. Cartas de alguém que luta contra as expectativas alheias e internas, ansiedade e padrões da sociedade. Cartas de alguém que acredita no a...