Conto 1 - O Início da Derrocada

51 0 0
                                    


Não sei se você manja algo de economia. Só posso dizer que, se essa história fosse comparada à dos Bitcoins, eu diria que esse é o momento quando eles atingem o pico máximo de 70 mil reais. A partir de então, uma queda suave no início, mas, depois de uns dias, só ladeira abaixo! Segue lendo aí que você vai ver.

Quando saímos do morro, ela mencionou a possibilidade de jantarmos juntos, mas prontamente lembrou que precisava dedicar um tempo na elaboração do trabalho mencionado, a fim de entregar ao cliente no prazo estabelecido. Segundos depois, disse que, uma vez concluído, poderíamos ir ao seu restaurante de sushi preferido, localizado no centro da cidade. Tive boas sensações, pois aparentemente tudo o que eu havia sentido ao longo do encontro se fazia recíproco.

Entretanto, já dizia o nosso ilustre e querido Marcelo D2:

Porém, ah porém!

Nesse momento, a tranquilidade e a soberania que eu detinha no início desse conto já não me acompanhavam mais.

Ao chegar em casa, desrespeitei escancaradamente o mandamento número 8. Imediatamente, peguei o celular.

Primeiro, avisei-a que havia chegado bem, até aí tudo certo. Depois, elogiei a sua companhia e mandei uma foto do documentário sobre o qual conversamos durante o passeio, não mais tão certo. Mas o erro crasso veio às 00:18 do horário de Brasília, quando mandei a seguinte mensagem:

— E aquele sushi na semana, tá de pé?

Querido leitor, veja esse caso clássico de quebra da regra número 3 e, por favor, não a repita! Faço questão de aqui transcrevê-la novamente:

3. Procurarás de forma sábia.

Antes que você pergunte:

Mas, mas... como eu vou saber se estou procurando o crush com sabedoria?

Eu te respondo de uma forma muito simples: sabe quando você começa a "gaguejar" pelo teclado? É isso mesmo. Você começa a escrever e apagar a mesma frase vinte vezes, até que fica com vergonha de si próprio porque lembra que a pessoa consegue ver que está em processo de digitação. Você sente que está fazendo cagada, deleta a mensagem e vai dormir tranquilo, certo? Não! Você se deixa tomar pelo nervosismo e resolve enviar de qualquer jeito, mesmo sabendo que o assunto já havia terminado há horas, para o qual não havia mais nada relevante a acrescentar. Nesse momento, lê novamente o que enviou e se arrepende, porém aí já é tarde demais. Você, agora, não só desrespeitou a regra número 3, mas também a número 9, meu caro. Não que você não tenha prestado atenção nos pequenos detalhes, porque você prestou.

Você percebeu que pessoa já não estava mais respondendo da maneira mais animada possível, seja porque ela estava ocupada com seus trabalhos, com sono, ou mesmo falando com seus outros crushes. O problema é que você deixou a Cartilha de lado, resolveu agir por conta própria e não cumpriu a segunda parte do mandamento, uma vez que não utilizou, nem de longe, esses detalhes a seu favor.

Como se isso não bastasse, mesmo a par de seu erro, você ainda fica na expectativa de uma resposta alegre e empolgada para "quebrar o gelo", que lhe daria a chance de recomeçar, não é mesmo? Mas essa resposta não vem. O que virá, se você estiver em seu dia de sorte, é uma resposta educada e gentil, que ainda lhe permitirá, como sabiamente descreve a regra número 8, dar tempo ao tempo e tocar o seu barco adiante:

— Essa semana tá meio corrida, mas a gente vai se falando. Agora vou dormir, se cuida! Beijos.

Veja bem. Se esse romance fosse um jogo de futebol, eu diria que saí ganhando de 1x0, fazendo um gol de placa logo no início da partida. Nesse momento, ainda no primeiro tempo, tomei o gol de empate e, por pouco, não levei o segundo. Daqui para a frente, tenho duas opções:

1. Seguir tocando a bola de forma equilibrada, mantendo o sistema defensivo sólido, até achar uma brecha no adversário para, daí sim, tentar uma nova investida.

2. Disparar para o ataque com 9 jogadores à frente da linha da bola, deixando a zaga totalmente desguarnecida, correndo o risco de tomar um gol atrás do outro em contra-ataques adversários - tática típica de treinadores desesperados.

No dia seguinte, firmei na minha cabeça que não iria mais a procurar pelos próximos dias. Entretanto, bastaram exatos 50 minutos depois de levantar da cama para escolher a opção número 2 acima discriminada. O resultado do jogo você já deve imaginar.


8. Darás tempo ao tempo.

9. Prestarás atenção nos mais mínimos detalhes, utilizando-os a seu favor.

Cartilha Pós Match - Os 10 MandamentosOnde histórias criam vida. Descubra agora