OS BAMBUS

9 3 0
                                    

🌕
🍃🍃

* * *

Nosso cachorro, Brownie, estava sentado em tensão, orelhas pontudas, cauda abanando tensa, olhos alertas, olhando para a copa das árvores. Eu estava procurando por um macaco. O macaco era a única coisa que ocupava seu horizonte consciente naquele momento. E, como não tem compreensão, não havia um único pensamento que perturbasse seu estado de absorção absoluta: ele não pensava no que comeria naquela noite, ou se realmente tinha algo para comer ou onde dormiria. Brownie era a coisa mais próxima da contemplação que eu já vi.

Talvez você tenha experimentado um pouco disso, por exemplo, quando você foi completamente absorvido assistindo a um gatinho brincando. Aqui está uma fórmula, tão boa quanto qualquer outra que eu conheça, para contemplação: Viva totalmente no presente. E um requisito absolutamente essencial, por incrível que pareça: abandona todos os pensamentos sobre o futuro e sobre o passado. Você deve abandonar, na realidade, todo pensamento a cada frase, e tornar-se plenamente presente. E a contemplação ocorre.

Após anos de treinamento, o discípulo pediu a seu professor que lhe concedesse iluminação. O professor levou-o a um bosque de bambu e disse:

- Veja como o bambu é alto. E olhe para aquele outro, quão curto é - E naquele exato momento o discípulo recebeu a iluminação.

Eles dizem que Buda tentou praticar toda a espiritualidade, toda forma de ascetismo, todas as disciplinas de quantas foram praticadas na Índia de seu tempo, em um esforço para atingir a iluminação. E tudo foi em vão. Finalmente, ele sentou-se um dia debaixo de uma árvore chamada 'bodhi' e lá ele recebeu a iluminação. Mais tarde, ele passou o segredo da iluminação aos seus discípulos, com as palavras pode parecer confuso para os não iniciados, especialmente aqueles que estão entretidos no pensamento:

- Quando vocês respirarem profundamente, queridos monges, conscientes de que vocês estão respirando profundamente, sede. E quando vocês respirarem superficialmente, estejam ciente de que vocês estão respirando superficialmente. E quando vocês não respirarem nem muito profundamente nem muito superficialmente, queridos monges, estejam cientes de que vocês não estão respirando nem muito profundamente nem muito superficialmente.

Consciência/Atenção/Absorção... Nada mais. Esse modo de ser absorvido pode ser observado nas crianças, que são aquelas que têm acesso fácil ao Reino dos Céus.

🌾🌾🌾

Sol do Oriente, Jardim no OcidenteOnde histórias criam vida. Descubra agora