VOCÊ OUVIU A CANÇÃO DO PÁSSARO?

9 3 0
                                    

🌕
🍃🍃

* * *


Os hindus criaram uma imagem encantadora para descrever a relação entre Deus e sua criação: Deus "dança" sua criação. Ele é seu dançarino; Sua criação é dança. A dança é diferente da dançarina; e, no entanto, não tem existência possível independentemente d'Ele. Não é algo que pode ser trancado em uma caixa e levado para casa. No momento em que a bailarina pára, a dança deixa de existir.

Em sua busca por Deus, o homem pensa demais, reflete demais, fala demais. Mesmo quando ele contempla essa dança que chamamos de Criação, ele está sempre pensando, falando (consigo mesmo ou com os outros), refletindo, analisando, filosofando. Palavras, palavras, palavras ... Ruído, barulho, barulho ... Fique em silêncio e assista a dança. Basta olhar: uma estrela, uma flor, uma folha murcha, um pássaro, uma pedra ... Qualquer fragmento da dança serve. Olhe/Ouça/Cheira/Toque/PROVE. E certamente logo você o verá, o Dançarino em pessoa.

O discípulo reclamou constantemente ao seu Mestre Zen:

- Você não faz nada além de esconder de mim o segredo supremo do Zen - E ele se recusou a acreditar nas consequentes recusas do Mestre.

Um dia, o Mestre levou-o para passear com ele na montanha. Enquanto caminhavam, ouviram um pássaro cantando.

- Você já ouviu a música desse pássaro? - perguntou o Mestre.

- Sim - respondeu o discípulo.

- Bom; Agora você sabe que eu não tenho escondido nada de você.

- Sim - ele assentiu, o discípulo.

Se você realmente ouviu um pássaro cantar, se você realmente viu uma árvore ..., você deve saber (além de palavras e conceitos). O que você diz? O que você ouviu cantando para dezenas de pássaros e viu em centenas de árvores? Mas o que você viu foi a árvore ou sua descrição? Quando você olha para uma árvore e vê uma árvore, você realmente não viu a árvore. Quando você olha para uma árvore e vê um milagre, finalmente, você viu uma árvore. Seu coração já ficou cheio de admiração muda quando você ouviu a música de um pássaro?

🌾🌾🌾

Sol do Oriente, Jardim no OcidenteOnde histórias criam vida. Descubra agora