Fui aprovada, e agora?

14 0 0
                                    


Go to Rio

#PartiuRio


Natal - RN, julho de 2017

   Essa história começa dias antes da minha primeira viagem à Cidade Maravilhosa. Olá!  Me chamo Miscelânea e completei 25 faz poucos dias. Estudo biblioteconomia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e tive 2 artigos aprovados para apresentar em um encontro nacional de estudantes da área.
   Algo notável se for analisar o fato de que eu era a única estudante a representar minha universidade nesse encontro estidantil. Minha peleja começou quando tive de convencer meus pais de que iria SOZINHA ao Rio de Janeiro. De longe eu já sabia que não seria tarefa fácil.

- Mãe... Pai... Aproveitando que tá no intervalo do Jornal Nacional... Eu... Queria falar um negócio com vocês...

   Bem, minha quase falta de coragem com certeza tinha atraído a atenção deles que já me fitavam com aquela cara de "Que merda será que ela fez?", além disso,  minhas pernas tremiam igual vara verde.

   Pai abaixou o volume da tv e disse:

- Pode falar, miha filha.

- Bem, é que... Eu estou com dois artigos aprovados e vou precisar ir ao Rio de Janeiro em 10 dias.

- Como é que é? -já ia esbravejando-

- Calma Marta...

- Mas como é que é isso que você vem avisar em cima da data? -questionou meu pai-

- É que nem eu sabia se ia dar certo. Eu submeti os trabalhos, e OS DOIS foram aprovados [dei bastante ênfase aqui], daí tentei pedir ajuda de custo e não somente foi aprovado, como também já recebi notificação do sistema da UFRN dizendo que logo iriam depositar na minha conta.

- Vai com quem? -perguntou minha mãe-

- Vou sozinha. Ou melhor, vou eu e Deus.

- Mas sozinha é que não vai. Vai nenhuma professora não?  -indagou minha mãe-

- Não mãe...

- E porque não vai no ônibus da universidade? -insistiu ela-

- Porquê os ônibus da Universidade não podem sair da região Nordeste do país e também... Era muita cara de pau um ônibus pra levar APENAS uma aluna, né?

- Então sozinha não vai! -persistiu-

- Mas eu já disse que vou eu e Deus!

- Ôh mulher, tu num tem fé não? Quer companhia melhor do que Deus? -momentos de silêncio- Já tem as passagens? Sabe onde vai dormir?

- Já.  Tenho tudo encaminhado. Passagens, tudo. E os estudantes ficaram alojados na Unirio. Vai ficar todo mundo lá.

- Todo mundo quem?

- O pessoal das outras delegações né, mãe? Vai ser no mesmo esquema das outras viagens. Com a diferença que dessa vez só vai eu da UFRN.

- E porquê  os outros não vão?

- Porque os outros não foram aprovados ou não submeteram trabalho, mãe.

- Poxa Marta... Você devia era ficar feliz pela sua filha e não ficar botando areia...

   Sinceramente, se não fosse pelo meu pai eu já teria perdido a paciência e me trancado no quarto. Haja paciência,  viu!

- Olha... Eu já tenho tudo pago. Tenho e-mail da Universidade confirmando o pagamento. Tenho as passagens e tudo sobre o evento confirmado. Desculpa mãe, mas eu vou de qualquer jeito.

- Já tem quem te leve pro aeroporto? -perguntou meu pai, sempre calmo-

- Ainda não.

- Então deixe comigo que eu falo com o Jorel. Acerto tudo com ele. -disse pai-

- Obrigada.

   Me retirei da sala e do meu quarto ainda pude ouvir minha mãe a reclamar com ele. Por um lado eu a entendia. Eu era filha única e a maior parte das coisas em notícias que chegavam pra gente eram tiroteios, assaltos e várias coisas ruins. Argumentar sobre isso era bem difícil,  mas o Rio não é feito só de criminalidade, também tem muita coisa boa.

   Os dias foram se passando e volta e meia mãe ia perguntando sobre a viagem. Fui tentando acalmar ela dizendo que o bairro da Urca era tipo zona nobre, que ia ficar dentro da Universidade e essas coisas. Senti que ela ainda estava insegura, mas isso é mesmo coisa de mãe.


"Se tens uma boa idéia, escreva.

Se tens uma chama acessa, incendeie."

- M. C. Nascimento

#PartiuViagemOnde histórias criam vida. Descubra agora