Duas meninas entraram na sala/dormitório. Dora e Júlia. Dora tinha mais ou menos a minha altura, cabelos lisos e negros como os de uma índia. Já a Júlia parecia saída de uma propaganda da Dove onde aparecem aquelas mulheres emponderadas falando de desodorante. Juro que se ela tivesse cabelos na altura dos ombros e usasse shortinho azul com camisetinha rosa eu ia chamar ela de Dora a Aventureira na hora. Mas imagina que eu iria fazer um troço desses com a menina...
- Olá, bom dia! -falou Dora toda sorridente- Você é de onde?
- Natal. A terra onde o Papai Noel tira férias. E vocês?
- Eu sou a Dora e ela é a Júlia.
- A gente é de Manaus. Lá da UFAM.
Minha cabeça tava tipo... Caramba! É a primeira vez que eu conheço alguém do Amazonas! Será que elas participam daquele negócio de Boi Garantido e Boi Caprichoso? Preferi ficar na minha pra não parecer preconceituosa ou só retardada mesmo. Tenho a tendência em falar besteira, mas não dá pra fazer isso com quem a gente acabou de conhecer né?
- Tá afim de ir pra Ipanema com a gente? -questionou Júlia-
- Mas num fica longe, não?
- Magina, Missy... Fica uns 15 a 20 minutos daqui indo à pé. Daí a gente aproveita pra conhecer melhor o bairro durante o dia.
- Ah, tá. Por mim tudo bem.
- Vai dar até pra comprar lembrancinha na praia. -disse Dora
Terminei de ajeitar umas coisas do meu cantinho, mandei uma foto pra minha mãe (para ela saber que eu estava bem) e fomos descendo as intermináveis rampas da UNIRIO. Misericórdia! Se você for aluno dessa universidade, saia que amei ela de paixão. Mas sou sedentária o suficiente para ter odiado subir e descer aquelas rampas por uma semana. Por outro lado, facilitava quando se tinha malas.
Reparei rapidamente num rapaz, bem abençoado por sinal, com a camisa da Lufa-Lufa acompanhando uma mina da Corvinal. "Que maravilha da vida, vou ter mais gente pra fazer amizade!" , pensei. Acho que não irei me sentir tão deslocada afinal. No andar de baixo, passou por mim outro rapaz de cabelos cacheados com a camisa da Sonserina.
- A gente tá em Hogwarts?
- Porquê? -indagou Júlia
- É que já é a terceira pessoa que vejo com camisa de alguma escola de Hogwarts.
- Ah, tá. Olha.. Só pra tu saber, eu sou da Corvinal! -sorriu Dora.
- Sonserina. -respondi no mesmo instante- Pelo menos não és da Grifinória. Aquele povo consegue as coisas muito fácil.
- E não é?! -disse a Dora muito sorridente concordando com tudo.
Júlia sorria muito tímida. Ela era mais do tipo quieta, o oposto da Dora. Acho que por isso se davam tão bem. E como era alta! Literalmente um mulherão da porra!
Era domingo. Comércio do bairro praticamente tudo fechado. Aproveitamos pra anotar o contato de um fornecedor de quentinhas (marmita) pelo caminho. Tem umas ruas legais lá pela Urca, com grafites bem interessantes. A orla de Ipanema até que tava bem movimentada, o mar tranquilo, areia quente...
Escrevemos na areia o nome do evento "ENEBD RIO" e a Júlia tirou uma foto minha com a Dora para guardar de recordação. Fomos olhando o preço das coisas pelos quiosques e eis que encontramos uma saída de praia¹ muito simpática. O senhorzinho estava a vender por uns 27 reais. Mas a gente pediu tanto que ele fez cada um por 25 se a gente levasse 4. Éramos 3 para 4 saídas de banho iguais. Então resolvi comprar duas, assim eu levaria uma pra minha mãe.
-Pronto, moça! Agora somos trigêmeas! -brincou Dora com o fato de as 3 terem roupas iguais.
Após o passeio, voltamos ao alojamento e lá encontramos a quarta pessoa que seria a integrante final do grupo, a Janaína. Ela tinha acabado de chegar e estava a encher o colchão.
- Poxa! Eu queria ter ido pra Ipanema também...
- Fica pra próxima. A gente tá cansada e acabou de chegar de lá. -disse Dora em resposta a Janaína.
- A gente até comprou roupas iguais. -falei eu como quem nem quer nada
- COMO ASSIM? Me mostra!
A gente mostrou os vestidinhos que tinha comprado e no fim das contas acabei revendendo o vestido extra que eu tinha comprado. Acredito que no fim das contas, ele já estava destinado a quarta integrante do grupo: As Minas.
_________________
1. Saída de praia: Vestidinho leve e fresco pra se usar por cima da roupa de banho, maiô, biquíne.
VOCÊ ESTÁ LENDO
#PartiuViagem
RomanceTrês cidades brasileiras e algumas histórias que mereciam ser contadas. Embarque neste avião ou de busão com Miscelânea, uma estudante de biblioteconomia que traz muitas lembranças na sua velha mala. A primeira viagem sozinha a gente nunca esquec...