Não dormi muito bem naquela noite,nem na seguinte. Evitei encontrar a Juliana e vi pouco o Beto, mesmo assim não conseguia tirá-la da cabeça. Sei que era isso que eu tinha que fazer, mas realmente não conseguia. Quanto mais eu tentava não pensar nela, mais pensava.
No dia seguinte, Caveira foi lá em casa e mostrei as fotos da viagem.
Não fiz nada nos outros dias da semana e não parava de pensar em Juliana. Cada vez que a imagem dela vinha à minha cabeça, aquela dor aguda no peito aparecia e eu sempre terminava me sentindo o pior dos amigos. Na quinta-feira, fui com meu pai almoçar no Senzala, um restaurante rústico que serve a melhor comida mineira de Rio das Pitangas. Costumávamos almoçar ali quando a Ruth, minha babá e agora uma espécie de governanta lá de casa, não fazia almoço. Ela ia até nossa casa três vezes por semana, para saber se está tudo bem,como dizia. Com a ausência da minha mãe e dois homens em casa, temia que aquilo virasse um caos. Eu me servi do buffet completo e sentei de frente para o meu pai.
— Animado para a volta às aulas?
— É, pode-se dizer que sim. — Forcei um sorriso.Ficamos em silêncio, comendo por alguns minutos até ele franzir a testa, pousar o garfo no prato e me olhar sério.
— O que aconteceu em Florianópolis? Eu o encarei um pouco espantado.
— Como assim?
— Você voltou estranho.
— Não aconteceu nada.Tentei ignorá-lo e voltei a comer, mas ele continuava parado me olhando. Essa mania de querer saber tudo da minha vida e se intrometer nos meus assuntos particulares me irritava. Sempre nos demos bem, mas nunca fui aberto a ponto de trocar confidências com meus pais.Com o Beto e o Caveira já era difícil. Nunca fui de falar muito, principalmente dos meus sentimentos.
— Alguma coisa aconteceu com você,Carlos Eduardo. Esta semana você estevemuito quieto.— Eu sou quieto. — Dei de ombros.
— Sim, é verdade, mas estes dias esteve mais. Não o vi encontrar seus amigos; geralmente quando você volta das férias quase não para em casa.
— Pai, não aconteceu nada, OK? Vamos almoçar.
Ele balançou a cabeça, um pouco inconformado, e eu fiz cara de quem não queria prolongar o assunto. Ele voltou a comer para logo depois abrir um sorriso.— Olha quem está entrando.
Antes que eu visse quem era, meu pai já havia se levantado e cumprimentava umcasal. Olhei e reconheci na hora os velhos amigos dos meus pais, Ivone e Manuel,pais da Juliana.
— Meu Deus, Cadu? Como você cresceu! — comentou Ivone.
Eu me levantei e a abracei, cumprimentei Manuel e olhei para trás. Ela estava ali parada, linda em um vestido amarelo. Era Juliana, sorrindo para mim. Senti meu peito pegar fogo e ao mesmo tempo gelar, enquanto minhas pernas ficavam bambas. Eu era um perfeito imbecil, não parava de babar pela namorada do meu amigo.
— Vamos, sentem-se conosco — convidou meu pai.
Ivone e Manuel não fizeram a menor cerimônia e foram logo juntando outra mesa à nossa. Meu pai cedeu o lugar dele para Juliana e começou um papo animado com os pais dela. Eu continuava em pé, feito um bobalhão, olhando para Juliana,que se aproximou da mesa. Rapidamente, sem saber por quê, corri e puxei a cadeirapara que ela se sentasse.
— Que cavalheiro. — Ela sorriu. —Um perfeito mosqueteiro.Arregalei os olhos e comecei a rir. Eu me sentei em frente a ela. O gelo havia sido quebrado.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Namorada Do Meu Amigo
RomanceA NAMORADA DO MEU AMIGO - Graciela Mayrink Você trocaria seu melhor amigo pelo amor da sua vida? Na cidade de Rio das Pitangas, nada parecia capaz de abalar a amizade entre Beto, Cadu e Caveira. Quando crianças, nenhum dos três garotos gostava da J...