Pega de supetão, Emília viu Rute desaparecer diante de seus olhos. Ficou tão embasbacada com o sumiço da nova amiga que nem percebeu a entrada dos velhos.
− Ei, Emília – questionou Narizinho – com quem você estava conversando?
− Com a Rute! Ela estava bem aqui agorinha...
− Sem essa – protestou Pedrinho. Não tinha mais ninguém aqui!
− Tinha!
− Não tinha!
− Agora chega – disse Narizinho. Emília a gente não ouviu mais ninguém. Só você!
− Alto lá! Vocês estavam me espionando?
− Mais ou menos – falou Pedrinho cauteloso.
− E esse empalhado aí?
− Não fale assim com o Visconde. Ele estava preocupado com você, Emília – suavizou a menina do nariz arrebitado. Todos nós estávamos. Aí a vovó contou que você estava aqui com uma amiga.
− É. A Rute estava aqui comigo!
− Rute? Quem é essa, Emília?
− A boneca de pano que eu fiz...
− Você fez uma boneca?!
− Com o tecido da roupa nova do Imperador. Eu até mostrei para o Visconde...
− Agora explica-se por que eu não vi. Era o tal tecido mágico...
− Mágica contra mágica! Dessa vez, o pirlimpimpim se voltou contra você, Emília.
− Verdade, Pedrinho – balbuciou Emília, com os ombros caídos. Queria que vocês conhecessem a Rute. Ela era braba, mandona, mas tinha bom coração...
− A gente acredita, Emília – disse Narizinho, alisando os retalhos da cabeça da amiga. Afinal, foi você quem fez...
− Olha só! Enquanto a Rute não volta, – emendou Pedrinho, quebrando um breve silêncio – a gente podia fazer alguma coisa legal. O que você acha, Emília?
− É, pode ser... Mas, eu não vou atrapalhar?
− Que isso?! Emília, Emília. Não estou reconhecendo você...
− É que a Rute me ensinou uma coisa. Por mais que eu goste de aventuras, sei que tenho de respeitar a solitude de cada um. Mesmo que eu não tenha uma para chamar de minha...
− Se me permite discordar, Marquesa – reparou Visconde − creio que a senhora tem, sim. Sua solitude aparece quando a senhora se solta no mundo da imaginação!
− Quer dizer que – com os olhos de retrós brilhando − a Rute existe mesmo?
− Tal e qual, cada um de nós!
*****
"Entrou por uma porta, saiu pela outra. Quem quiser, que conte outra."
VOCÊ ESTÁ LENDO
A BONECA DA EMÍLIA
Fanfic~~ Uma singela homenagem ao grande Monteiro Lobato através de sua mais famosa criação: a turma do "Sítio do Picapau Amarelo". Conto inspirado livremente na série de livros infanto-juvenis. ~~