Existem alguns tripés na pecuária, destaco um que considero fundamental: genética, nutrição e sanidade. E isso aplicado no tripé do ciclo produtivo: cria, recria e engorda.
Nada mais é que a fábrica do campo tem como linha de produção. Fazer a cria, recria e engorda é deter toda a linha de produção. Comprar terneiros/bezerros e fazer recria, é como se terceirizamos a cria e a engorda, e fazer engorda, é o mesmo que terceirizar a cria e a recria.
Quando você tem uma fazenda, ou trabalha em uma, precisa entender do primeiro tripé aplicado em cada um dos componentes do segundo tripé.
Começamos com a cria. Para quem não entende, é a produção de animais, todo o processo que envolve a formação e preparação da vaca e do touro (isso varia porque existe a inseminação artificial) para produzir o terneiro/bezerro.
Na cria, a produtividade ideal é de um intervalo de um ano entre os partos de cada vaca, com nascimento de um bezerro/terneiro a cada doze meses. A rentabilidade pode ser prejudicada quando a fertilidade é fraca, quando o ciclo é maior que doze meses e quando se produz terneiros/bezerros com pouco peso. Por isso, quanto maior o número de nascimentos melhor, assim como a menor taxa de mortalidade.
Na recria, que é o período que o terneiro/bezerro é desmamado (mais ou menos 180 dias após nascer) até o sobreano, e tem em média duração de 360 dias, é a fase que o animal desenvolve massa muscular e estrutura óssea. Nessa etapa é determinante para a idade ao abate e o peso de abate do animal, e é aqui que a adequada nutrição é importante.
Na engorda, que é quando o animal torna-se adulto, fase com duração de 180 dias ou menos, existem dois momentos cruciais: o ganho de peso e a deposição de gordura. Aqui a lucratividade está em não deixar o gado gordo no pasto, já que R$ 100 reais recebidos hoje valem mais que R$ 100 recebidos amanhã.
Aplicar o tripé genética, nutrição e sanidade na cria, recria e engorda é a ferramenta mais certa, uma vez que estamos nos especializando cada vez mais sobre cada vez menos, e como nem um ministro precisa ser técnico, já que tem assessores de todos os lados, uma propriedade pode sim atingir a perfeição com um ponto de equilíbrio produtivo e econômico em cada um dos ciclos produtivos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Olho da Dona
No FicciónÉ a essência do "ser rural", para pessoas do campo e do asfalto, do jeito mais simples e didático possível.