Capítulo sem título 4

5 0 0
                                    


A tarefa mais importante do olho da dona ou do dono, é decidir situações, atividades, serviços e colocá-las em prática. As decisões que se tomam na agropecuária precisam considerar o tempo, já que eventos futuros devem ser previsto, como "Quantas vacas vão ser inseminadas", ou "Qual o custo da inseminação", e melhor ainda, "Qual o preço do terneiro/bezerro ou do boi que terei lá na frente; ele vai pagar a conta do que gastou?"

Uma das limitações mais importantes do administrador agropecuário é de natureza física e biológica. Por isso tem um alto risco.

Saber a informação interna (da própria produção) e externa (preços e situações de mercado) e estar atualizado são requisitos necessários. Imaginem o produtor que hoje está preparado para atender o mercado da China, que requer bovinos mais jovens e com rastreabilidade, e por isso paga até R$ 5 a mais na @.

Isso quer dizer que são R$ 75 reais a mais por animal (Considerei 50% de rendimento, com peso de 450kg/PV e R$ 150 a arroba). Em um lote de 100 animais, são R$7.500.

Como esses R$7.500 podem impactar seu negócio? Quais técnicas pagam essa escolha?

As decisões acertadas técnica e economicamente vão além de quantos animais eu tenho no pasto, e estar na média hoje já não faz mais sentido.

Estar na média é perder dinheiro, é perder um presente que poderia ser dado, é perder uma ajuda que poderia ser oferecida, é perder pelo simples fato de não valorizar o peso do trabalho leve (Falarei mais sobre esse não valorizar no próximo post).

Acredite que tudo tem solução, o que vale de fato é você estar consciente do que te faz mais feliz. Do que te permite ter mais liberdade.

Olho da DonaOnde histórias criam vida. Descubra agora