Os quartos são individuais e bem apertados. Contém uma cama de solteiro, um guarda-roupa pequeno com uma espécie de cantoneira para guardar os livros, uma escrivaninha com quatro gavetas e uma cadeira. O banheiro é coletivo. Para cada andar existe um, localizado em uma das extremidades. A parte de dentro é como uma ampla sala com divisões para as duchas, à esquerda, e sanitários e mictórios, à direita. Embora o espaço seja coletivo entre os alunos do andar, tudo é construído para o uso individual. No meu bloco, ele fica à esquerda, ao lado das escadas, enquanto do lado direito, fica o elevador. Cada andar tem quatro dormitórios e cada prédio tem cinco andares. É uma infinidade de prédios agrupados em uma área bem grande, como um enorme condomínio. Eles são organizados do A ao Z e numerados do 1 ao 6. Os alunos são sempre direcionados aleatoriamente para cada bloco e quarto.
Entre cada prédio existe uma pequena horta que os separa e é obrigação dos alunos cuidarem dela. Cada horta recebe uma letra e uma numeração correspondente ao bloco, assim facilita para os alunos na hora de identificá-las. E pode se plantar qualquer coisa, como ervas, flores, legumes, verduras etc. Para aqueles que escolhem plantar alimentos, dependendo da qualidade, podem ser levados e servidos na cantina da escola para todos os alunos. A cada final de semestre, a escola costuma premiar as hortas mais bem cuidadas. Esse prêmio conta pontos na grade curricular como uma espécie de "selo de responsabilidade". As universidades, e até o mercado de trabalho, veem isso como algo muito positivo e geralmente dão preferência a aqueles que possuem esse diferencial.
Todos os prédios dentro do condomínio são iguais. Retangulares com tonalidades de cinza do lado de fora e, por dentro, possuem paredes de cores em tons pastéis e um piso imitando madeira de cor clara. As decorações mudam de acordo com o andar. No meu caso, existem réplicas de quadros de artistas famosos mesclados com de pintores ainda desconhecidos das cidades vizinhas pendurados nas paredes pintadas de amarelo pastel. Há também dois grandes vasos de copos-de-leite, um próximo à porta do elevador e o outro na entrada do banheiro.
Embora o condomínio esteja todo em um único lugar, existe um grupo de prédios reservado para as meninas, que fica mais próximo das salas de aula, enquanto o dos meninos tem a vista para as quadras. No térreo de cada prédio, existe uma pequena lavanderia com máquinas, secadoras e alguns varais para os alunos lavarem seus uniformes (e roupas). Eu não sei quais são, mas sei que existem também algumas torres que são destinadas para os alunos que se sentem desconfortáveis em pertencer aos grupos "meninas" e "meninos" ou para aqueles que estão transitando entre eles. Embora tenha alguns estudantes que dizem que isso é um tipo de "segregação", essa foi a solução que a escola encontrou para acolher a todos tentando não prejudicar ninguém. Esses são os únicos blocos que podem ser mistos.
As aulas são separadas por períodos. De manhã, temos as matérias do ensino médio normal, enquanto à tarde podemos participar de cursos extras que envolvem informática, teatro, línguas, jardinagem etc. Todos os alunos podem participar de todas as aulas, porém algumas ocorrem no mesmo dia e no mesmo horário. Geralmente, o prazo para inscrição dura até depois do início das aulas normais, o que faz com que as primeiras aulas sejam para integrar a turma e nivelar o conhecimento dos recém-chegados. A matéria mesmo só começa depois que as inscrições encerram. Durante a parte da noite, são as aulas de reforço com grupos de estudos dos alunos sob orientação de um professor. Cada dia é um professor de determinada matéria que fica como orientador e cabe aos alunos escolherem em qual participar. Para aqueles que não querem frequentar essas aulas, existe um café com acesso à internet e muitos livros e revistas diversas disponíveis para uso dos alunos. Muitos aproveitam este momento para se comunicar com os pais.
Outra opção é o clube de atletismo da escola. Diferente das aulas extras do período da tarde, qualquer estudante pode se inscrever para a equipe. Muitos alunos de outras escolas também tentam, porque, quem entra para este clube, pode até conseguir uma bolsa de estudos integral, uma vez que esses alunos treinam para participarem dos campeonatos municipais, estaduais e até internacionais representando o colégio. Além desse clube, só há mais uma modalidade em que a escola forma uma equipe para competir: a robótica.
Nossos uniformes são básicos. Uma camisa branca com o logo da escola do lado esquerdo, em cima de um pequeno bolso, e o restante das peças em azul marinho. As meninas usam short-saia, bermudas ou calças compridas e meias brancas nas mais variadas alturas. Já os meninos usam calça ou bermuda e meias brancas também. Podemos escolher usá-los assim ou então acrescentar algumas outras peças de roupas pessoais. Quando não está muito quente, eu costumo usar calça comprida e um cardigã na cor cinza claro por cima da camisa da escola. Fora isso, apenas uso o uniforme mesmo. Já Samir, geralmente, prefere usar a camisa branca com o logo no bolso aberta com uma camiseta ou regata diferente por baixo. A escola alega que, dessa forma, podemos "transparecer nossa personalidade" e continuar dentro do padrão uniformizado.
— Em qual bloco você ficou? — perguntou Samir.
— Estou no B2. E você? — respondi.
— Que massa! Eu também! Qual andar?
— Quarto andar, dormitório número 2.
— Ah, quase lá! Eu estou no quinto andar, dormitório 3. Será que aquelas gêmeas estarão na nossa sala?
— Quem sabe? Foi muita sorte termos ficado na mesma sala e no mesmo bloco!
— Foi mesmo, né? Estou tão feliz! Você parece ser um cara inteligente; vou precisar de muita ajuda nas matérias de exatas. Eu já disse que sou péssimo em matemática?
— Sim, já até perdi as contas! — enquanto riamos da minha piada infame, as irmãs Martinez apareceram no pátio e Olívia parecia desconfortável.
— Algum problema, Olívia? — perguntei quando nos aproximamos.
— Não me acostumo com esse uniforme. Quero meus vestidos e saias longas de volta! Nem posso usar meus óculos escuros. Precisamos de mais liberdade!
— Não viaja, Olívia! Onde já se viu usar óculos escuros na escola? — debochou Olga.
— Já olharam na lista em qual sala vocês caíram? — interrompeu Samir.
— D13, a mesma de vocês! — responderam as duas juntas.
— Nossa, mas esse Dimitri é um profeta! Virei amigo do cara mais especial desse lugar!
— Não exagera, Samir... — respondi totalmente sem graça. Não estou acostumado a receber tantos elogios, ainda mais tão exagerados quanto os dele.
Finalmente, a semana estava acabando e eu voltaria para casa naquele sábado. Estava ansioso para retornar por dois motivos principais: poderia contar que fiz novos amigos e que os professores gostaram de mim, o que deixaria meus pais orgulhosos, e que eu veria Musa de novo e poderia tentar interrogá-la. Como será que Ana estava na escola? Será que Musa virou gente para ela também? Antes que minha cabeça se enchesse de perguntas, resolvi dormir e deixá-las todas para que fossem respondidas em casa.
~~✩✩✩~~
E aí, pessoal?!
Apesar de bastante descritivo, este capítulo foi curtinho e necessário. Agora que já estão bem ambientados me respondam: gostariam de estudar lá? De quais clubes participariam?
Não se esqueçam de votar e continuem acompanhando o Dimitri <3
VOCÊ ESTÁ LENDO
Musa (Em Revisão)
Fantasy[Destaque do mês de Fevereiro/2020 no perfil oficial WattpadFantasiaLP] Dimitri é um garoto tímido e amigável prestes a ir para a nova escola do ensino médio. Após sua irmã ganhar uma gatinha de estimação um tanto peculiar e misteriosa, vê-se parte...