+Tipos de depressão & ansiedade+

240 10 0
                                    

Hey sunflower's, tudo Okay?

꧁....⇢ 💡⇠.... ꧂

A pessoa depressiva apresenta tristeza intensa, falta de energia e de interesse por atividades cotidianas e prazerosas. Certo? Nem sempre. Em certos casos, o deprimido consegue realizar as tarefas do dia a dia normalmente e até se divertir, mesmo que não se sinta alegre na maior parte do tempo.

De acordo com a American Psychiatric Association, a depressão é um transtorno que acontece com muita gente, mas pode ter consequências sérias. A depressão clássica, ou transtorno depressivo maior, causa sintomas graves que afetam a maneira como você se sente, pensa e lida com as atividades diárias, como dormir, comer ou trabalhar.

+Tipos de depressão+

Depressão clássica ou maior, transtorno depressivo maior

Quem tem este tipo de depressão apresenta os sinais clássicos e comumente associados à doença: humor muito deprimido (tristeza, desânimo e pensamentos negativos), pouco interesse em atividades (mesmos aquelas que geralmente seriam prazerosas), dificuldades para dormir, alterações no apetite ou no peso, perda de energia e sensação de inutilidade. Pensamentos de morte ou suicídio também podem ocorrer.

Transtorno depressivo persistente

O transtorno depressivo persistente não é tão intenso quanto a depressão clássica, mas é persistente e dura ao menos dois anos. Muitas pessoas com essa condição são capazes de fazer tudo normalmente, mas sentem-se fracas ou sem vontade em boa parte do tempo. Também podem apresentar baixa autoestima, falta de esperança e alterações no peso ou apetite.

Transtorno Disruptivo de Desregulação do Humor

Sabe aquela criança que faz birra em proporções muito exageradas? Ela pode ter o transtorno disruptivo de desregulação do humor, característico da infância e adolescência. Este tipo de depressão se caracteriza por explosões de temperamento severas e recorrentes. Em média, ocorrem três ou mais vezes por semana durante um ano ou mais.

Transtorno afetivo sazonal

O transtorno surge à medida que os dias ficam mais curtos no outono e no inverno, e a exposição à luz do sol é reduzida. As mudanças de humor resultam de alterações nos ritmos diários naturais do corpo, da sensibilidade dos olhos à luz ou do funcionamento do neurotransmissor serotonina e do hormônio melatonina.¹ Portanto, se você se sentir mais triste ou “para baixo” no outono ou no inverno, pode ser um transtorno afetivo sazonal.

Depressão pós-parto

A famosa depressão pós-parto ocorre entre mulheres durante a gestação ou em até 12 meses após o nascimento do bebê. Ela inclui episódios depressivos maiores e menores, cujos efeitos podem ser graves e afetar tanto a mulher, quanto o bebê e sua família.

Desordem disfórica pré-menstrual

Outro tipo de depressão específico do sexo feminino, a desordem disfórica pré-menstrual é, em poucas palavras, uma forma grave de TPM. Os sintomas sofridos no período pré-menstrual são, portanto, mais intensos entre quem tem a doença

Transtorno bipolar

O transtorno bipolar é diferente da depressão. Sim, ele também causa episódios de humor extremamente deprimido, característico da depressão clássica. Mas além disso, o indivíduo bipolar também tem momentos no extremo oposto, vivendo explosões de humor extremo, eufórico ou irritável.

Saúde Mental +ComicsKoya+Onde histórias criam vida. Descubra agora