Sexo é vida

31K 414 29
                                    

Antes de começar a relatar os casos aos quais tive a oportunidade de tratar, gostaria de falar um pouco mais sobre sexo.

Sexo e Saúde Sexual são essenciais na vida humana. Não só por questões reprodutivas, mas também porque constituem uma das maiores fontes de prazer humanas e de realização pessoal.

Sim! É isso mesmo que você leu. E não venha me chamar de louco, acredite, sei do que estou falando. Você já deve ter visto um comercial na televisão que usa o seguinte slogan: " Sexo é vida" , eles estão corretos. Sexo faz parte de nossas vidas e sem ele nenhum de nós estaria aqui. Ou você acredita que a cegonha traz os bebês?

A relação sexual faz parte da nossa natureza e deve ser prazerosa para todos os envolvidos. Quando isto não acontece você precisa se preocupar e procurar um especialista. No caso, pode me procurar. Terei o maior prazer em atendê-la.

O tratamento sexológico é todo o processo médico e/ou psicoterápico que tem como objetivo a correção dos distúrbios sexuais para propiciar adequação sexual e principalmente o prazer.

O médico, ou profissional responsável, que participa na prevenção e no tratamento desses transtornos sexuais deve orientar o paciente de forma clara, para que entenda o propósito e juntos cheguem a raiz do problema. Uma vez diagnosticado, se inicia o tratamento Mas é importante que o paciente se sinta a vontade com o clínico que o está tratando, caso contrário o problema pode ser agravado.

Durante meu tratamento, sempre começo fazendo algumas perguntas básicas e aparentemente sem importância, que me faz ter um contato mais amistoso com meu paciente. Preencho uma ficha de anamnese¹ para saber o seu histórico. Isso cria um laço de amizade e me torna um confidente. Com essa intimidade eles passam a ficar mais a vontade e contam exatamente tudo o que sentem. Entretanto, alguns requisitos são necessários:

*      Orientação, acabando com mitos e tabus, bem como legitimando o prazer sexual.
Algumas pessoas, as mais antigas, acreditam que mulheres não podem e nem devem sentir prazer. Apenas o homem. Nessas horas que agradeço o aparecimento do novo gênero literário, o new adult, ele vem ajudando minhas pacientes a entenderem melhor o prazer.

*    Reposição ou suplementação hormonal (estrogênios e androgênios) – Quando existe uma disfunção hormonal, que leva o paciente a perder o apetite ou aumentá-lo além dos níveis normais. Para esses casos fazemos a reposição e resolvemos o problema. Por isso que não vou falar deles.

Kaplan, diz que "o uso das experiências sexuais estruturadas sistematicamente, integradas ao conjunto das sessões terapêuticas, é a principal inovação e a característica distinta da terapia do sexo". Sua psicoterapia sexual é uma forma de terapia breve, que geralmente tem a duração de dois a oito meses, com frequência de uma sessão semanal do casal ou do indivíduo, e que trabalha fundamentalmente o comportamento sexual nos seus aspectos psicossociais, uma vez excluída a possibilidade do comprometimento orgânico na queixa sexual.

Em caso onde os casais estão procurando ajuda, costumo trabalhar com eles separadamente e depois em conjunto. Isso porque às vezes um ou os dois têm vergonha de conversar na frente um do outro. Então trabalho em suas mentes, inserindo a ideia que precisam dividir seus desejos para multiplicar o prazer.

O indivíduo normal costuma ter a seguinte resposta sexual:

Desejo Sexual > Excitação > Orgasmo > Relaxamento

Vamos falar aqui sobre os casos mais frequentes. Aqueles que acontecem devido às disfunções das respostas sexuais. E os principais motivos encontrados são:

·         Apetência – inibição do desejo

·         Excitação – Disfunção Erétil (DE), lubrificação inadequada.

Orgasmo – anorgasmias², distúrbios da ejaculação.

Esses são os principais problemas que realizo tratamentos. Principalmente a inibição do desejo. Mulheres tendem a ter vergonha de falar sobre os seus problemas e a conhecerem o seu corpo. Precisam aprender a conhecer melhor o seu corpo e saber os toques que mais lhe dão prazer. Nem sempre uma mulher chega ao orgasmo com um sexo oral, mas outras só encontram o prazer o a estimulação do clitóris. Por isso precisam se tocar, sem ter medo da palavra masturbação. Isso irá ajudá-las a alcançar um prazer ainda maior.

Você precisa se amar mais, se cuidar mais e se conhecer mais. Se você não sabe o que te dá prazer, como espera que o outro saiba? É preciso conhecimento para orientar e prazer para gozar.

¹  - É uma entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu paciente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença ou patologia. 

² - pode ser definida como uma inibição recorrente ou persistente do orgasmo, manifestada por sua ausência ou retardo após uma fase de excitação sexual adequada em termos de foco, intensidade e duração. Não se considera, porém, essa inibição como anorgasmia se a pessoa é capaz de atingir o orgasmo através de masturbação. É a disfunção sexual mais comum junto com a falta de desejo.

****************************************************************************

Oi meninas,

Espero que estejam gostando do Trifón. Ele é muito profissional em tudo que faz. Antes de começar, gostaria de explicar alguns pontos antes que os rumores comecem a circular sem sentido:

·         Esse projeto começou há alguns meses. A ideia existia em minha cabeça, mas só agora tive um tempinho para colocá-la em prática. E tudo começou quando conhecidos que começaram a ler o livro do Tavinho acharam que eu tinha virado sexóloga por escrever sobre sexo e começaram a pedir conselhos. Então achei que todas nós leitoras, merecíamos algo que além de prazeroso fosse explicativo e nos ajudasse com alguns dilemas que encontramos em nosso dia a dia.

·         O fato de escrever esse livro não significa que sairei do BMR Arbeit. Isso nunca passou pelas nossas cabeças. Apenas tive essa ideia e dela veio à necessidade de compartilhar com todas vocês.

·         Espero que vocês curtam essa minha escrita "solo" já que estão acostumadas a ler nossas escritas a seis mãos (sem contar com as betas)

·         Meu querido doutor, que espero que se torne o querido doutor de todas vocês contará os casos de suas pacientes que mais marcaram sua carreira. Vamos contar os casos de cada paciente individualmente para que não se confundam. E todos eles terão: iniciação da terapia, descoberta do problema, tratamento do problema e alta do paciente.

·         Caso alguma de vocês queira compartilhar com o T seu problema em particular, poderemos nos comunicar inbox e usar desse problema um caso para o doutor resolver.

·         Como não sou formada na área, a maioria dos termos técnico foram retirados na internet e da ajuda de uma amiga psicóloga.

·         Ainda não defini um dia certo para as postagens, mas acredito que ocorrerão no final de semana, já que para mim é mais tranquilo.

·         E para finalizar, gostaria de agradecer as minhas corujas loucas e amadas que tanto me estimularam a postar logo o Dr. T, as minhas terço de mim Bri e Rafa e ao #CF que sempre me apoiam e ajudam.

.        Devido aos muitos pedidos, Dr. T ficará na plataforma do wattpad até o dia 05-04-2016. Ele será reformulado, terá seus acrescimos e estará disponivel, em breve, no site Amazon.

Beijos para vocês e espero que gostem...

Sexólogo (Degustação)Onde histórias criam vida. Descubra agora