Ela o estava evitando desde a primeira vez que ele aparecera no Nós do basquete. Na primeira vez ele não havia notado isso, mas quando ela não apareceu nas outras duas vezes seguidas em que ele estava ali, isso foi uma certeza. Uma vez ele até fingira que havia ido embora só para ter sua hipótese confirmada quando ela apareceu cinco minutos depois que ele supostamente havia deixado Bonsucesso. Ele percebera que quem a avisava sobre sua ausência ali era Patrick, pois ele sempre parecia ter algo interessante em seu celular quando chegava o final do treino.
Ele havia tentado falar com ela por mensagem, mas ela parecia correr dele, sempre havia uma desculpa sobre não o poder atender o telefone, ou o dar a atenção que ele esperava que ela o desse. Como eles haviam voltado para a estaca zero depois daquele beijo no ano novo? Será que ele havia feito algo errado? Ou dito alguma idiotice o que era mais provável.
Então quando mais um treino terminou ele se despediu do pessoal e pediu para que seu motorista o deixasse a algumas quadras dali. Assim que o carro parou na frente da casa que ele já estivera algumas vezes, Vicente se viu nervoso, sem saber o que dizer a ela, mas mesmo assim ele queria acabar logo com aquilo. Eles precisavam colocar um ponto final no que aconteceu e quem sabe começar de novo.
Suas mãos foram para a porta quando ela de repente se abriu e ele viu a morena se assustar ao perceber sua presença ali.
-Vicente? O que você está fazendo aqui?
Disse ela colocando a mão em seu coração devido ao susto. Vicente umedeceu seus lábios em busca de palavras enquanto seus olhos admiravam aquela bela morena a sua frente.
-Bom... Faz mais de quatro treinos que você não aparece, e como eu sei que você ama basquete pensei que algo de errado devia estar acontecendo, pois você nunca perderia um treino de basquete.
-Ah! - disse ela sem graça, pela forma que seu olhar desviou dele ele soube que ela estava buscando por alguma desculpa convincente para evitar o dizer a verdade "É que eu estou tendo que cuidar do Peter. Sabe, minha mãe está no seu Alberto, a Tia Lulu está ocupada com a barraca, e a pessoa que cuida do Peter está com um problema familiar, então eu estou cuidando dele até o momento que ela pode ficar com ele.
-Ah, então eu fico feliz por tudo estar bem com você. Penseique você estava me evitando.
Ele a viu rir nervosa confirmando sua suspeita.
- Evitando você? Nada a ver. Por que eu estaria evitando você?
Disse ela como se ele tivesse dito um absurdo, mas ambos sabiam que era a mais pura verdade.
- Por causa do ano novo.
Gabriela levou a mão até sua nuca olhando em direção ao portão já trilhando uma rota de fuga daquela conversa.
- Olha, Vicente. Eu tenho que estar em outro lugar no momento.
-Aonde? Naquadra?
Disse ele apontando para a camisa do projeto que ela estava usando.
- O Ramon está precisando de mim, e daqui a pouco o Waguinho vai para a barraca ajudar a tia Lulu...
- Bom, não vou sair daqui enquanto a gente não conversar.
Disse ele cruzando os braços a mostrando que não iria se mover dali. Gabriela suspirou frustrada, seus olhos foram para seu celular e ela digitou algo rapidamente, e então saiu da frente, gesticulando para que ele entrasse em sua casa.
Vicente colocou sua bolsa no chão ao lado do sofá e a viu permanecer em pé perto da porta em uma postura que o mostrava que ela não estava muito afim de conversar com ele.
-Então?
Disse ele ficando nervoso com a hostilidade dela.
- Foi só um beijo. Eu não estava pensando direito e muita coisa aconteceu naquele dia. Isso não significa nada. Não significa que estamos de boa, que algo mudou.
- Eusei.
-Se você não tivesse bebido naquela noite isso provavelmente não teria acontecido, e tudo estaria com estava antes, com você no seu canto e eu aqui ignorando sua existência, pois nada do que aconteceu vai apagar a forma como você me tratou naquele dia...
- Me desculpa, Gabs! - disse ele a interrompendo -Eu fui um idiota. Eu deixei minha raiva e frustração falarem mais alto, mas isso não significa que eu não gostava de você, que eu não gosto de você, pois eu gosto. Se em algum momento eu quis não gostar mais de você? Sim, na hora da raiva, mas as coisas não funcionam apenas com o querer, e não a nada que me faça apagar tudo o que nós vivemos.
- Vicente, é melhor você ir...
Disse ela relutante com o rumo da conversa se lembrando da promessa que ela havia feito a si mesma na noite de ano novo quando seus amigos a apertaram para saber o que havia acontecido naqueles minutos em que ela estivera fora da vista deles. Ela havia prometido esquece-lo mesmo que seu beijo estivesse fresco em seus lábios. Michely e Patrick ficaram felizes em ouvir aquilo depois do que havia acontecido na piscina mais cedo entre eles.
- Você foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida, Gabs. Você me abriu os olhos, me tirou daquela bolha em que eu estava vivendo. Você me faz sentir coisas que eu nunca senti antes. E eu sou um idiota por ter sido um escroto com você. Você não merecia aquilo, nenhuma daquelas palavras. Se eu pudesse voltar no tempo eu daria um jeito de mudar isso, mas eu não posso.
- Você já acabou?
Disse ela fria ainda imóvel na frente da porta.
- Agora é a suavez.
- Minhavez?
Ela riu.
- Sim, é a sua vez de colocar tudo para fora. De dizer tudo o que você quer dizer a mim. Você é livre para dizer tudo o que está pensando e sentindo. Tudomesmo, Gabs.
Gabriela mordeu seu lábio inferior relutante.
- Você não iria gostar.
- Bom, eu mereço, não mereço?