Nessa altura a mente de Shariputra dançou de alegria. Levantou-se então de imediato, juntou as palmas das mãos, fitou reverentemente o rosto do Mais Honrado e disse a Buda, “Neste preciso momento, quando ouvi o Honrado Pelo Mundo, esta voz da Lei, a minha mente pareceu dançar e eu ganhei o que nunca antes possuí. Porque digo isto? Porque no passado, quando ouvia do Buda uma Lei deste tipo e via como os boddhisattvas recebiam as profecias de que a seu tempo atingiriam a Iluminação, eu e os outros sentíamos que éramos alheios a esse assunto. Ficávamos profundamente magoados por pensar que nunca ganharíamos a imensurável percepção do Tathagata.
“Honrado Pelo Mundo, eu vivi constantemente na floresta montanhosa ou sozinho debaixo das árvores, umas vezes sentado, outras a caminhar da mesma forma, e sempre pensei para comigo que se eu e os outros a entramos da mesma forma na natureza da Lei, porque razão o Tathagata utiliza o Veículo Menor para nos trazer a salvação?
“Mas a falha é nossa, não do Honrado Pelo Mundo. Porque digo isto? Se ele tivesse podido esperar que o verdadeiro sentido de anuttara-samyak-sambodhi fosse ensinado, teríamos seguramente obtido alívio através do Grande Veículo. Mas não chegamos a perceber que o Buda estava a usar meios hábeis e a ensinar o que estava de acordo com as circunstâncias. Portanto, quando primeiro ouvimos a Lei do Buda, imediatamente acreditamos nela e a aceitamos, supondo ter obtido compreensão.
Honrado Pelo Mundo, por um longo tempo, de dia e de noite, eu me penalizei repetidamente com este pensamento, mas agora ouvi do Buda o que nunca tinha ouvido antes, uma Lei nunca antes conhecida, e que pôs fim a todas as minhas dúvidas e lamentações. O meu corpo e a minha mente estão descontraídos e obtive uma maravilhosa sensação de paz e segurança. Hoje compreendi finalmente que sou o filho do Buda, nascido da sua boca, nascido através da conversão à Lei, ganhando a minha parcela da Lei de Buda!”
Então Shariputra, desejando expor o sentido das suas palavras uma vez mais, falou em verso, dizendo:
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Sutra do Lótus da Lei Maravilhosa
SpiritualO Sutra do Lótus é o coração de todos os sutras do Grande Veículo (Mahayana) proferidos por Shakyamuni Buda, onde o Honrado pelo Mundo expõe a Lei Maravilhosa do caminho do Dharma com os preceitos-chave para o desenvolvimento da mente plenamente ate...