A Roda do ano (ou Roda da Vida) é conhecida por ser uma espécie de "Calendário Bruxo", ela data todas as mudanças de estações e indica quando devem ser celebrados os Sabbaths. Entre os Sabbath existem 4 Maiores e 4 Menores.
Datam além de comemorações e rituais celebrados o Solstício de Inverno, Equinócio de Primavera, Solstício de Verão e Equinócio de Outono, são esses os Sabbath Menores, respectivamente Yule, Ostara, Litha e Mabon. Os quatro Sabbath Maiores estão entre os menores na roda do ano e são o Imbolc, Beltane, Lughnasadh (ou Lammas) e Samhain. A Roda do Ano é também um guia sobre as Fases do Sol.
Na bruxaria os rituais são muito importantes para as celebrações e culto aos deuses. Um ritual é um conjunto de práticas mágicas e simbólicas direcionadas a uma divindade a ser adorada. Pode ser uma comemoração, como são os casos dos Sabbaths tradicionais e também pode ser feito com uma finalidade pessoal combinando-o com outros Feitiços. Existem dois tipos de rituais importantes na bruxaria: Sabbaths e Esbaths, mas aqui trataremos apenas dos Sabbaths.
Yule: (21 de Junho) Este é o primeiro Sabbath da Roda, Solstício de Inverno. É comemorado por ser o dia em que o Deus renasce da Deusa, que agora se torna Deusa-Mãe. É a noite mais longa do ano, marca o inverno e também o primeiro sinal de que o Sol amanhecerá com mais luz em breve, trazendo aos poucos a vida, renovação e prosperidade à Terra e aos filhos da Deusa. Representa a morte e a vida.
É comum haver troca de presentes entre bruxos e feitiços de desejos, assim como votos para este ano que se inicia. O Yule é a celebração que mais tarde fora transformada pelo cristianismo medieval como Natal, mas seus símbolos pagãos permanecem vivos até hoje.
Imbolc: (1 de Agosto) Esse é o Sabbath da Deusa na sua forma de Donzela, quando se recupera do parto e o Deus coloca-se, pela primeira vez, ao seu lado como protetor. Também conhecido como "O Dia da Noiva", o Imbolc é dedicado ao aumento da Luz e ao início da Vida depois, quando nascem as primeiras sementes e dá o primeiro sinal da vinda próspera da Primavera. Nesse Sabbath pode ser trabalhada a Cura, Nascimento, Paixão, Pureza e Inspiração.
. OImbolc é a comemoração pagã Irlandesa que originou o Dia dos Namorados, por haver nela a conotação amorosa, decarinho, esperança e de Amor.
Ostara: (21 ou 22 de Setembro) É a celebração do Equinócio de Primavera. Esse Sabbath representa os novos inícios, renascimento da vida e a esperança, sendo a época em que nascem as plantas e flores. Época de equilíbrio entre o dia e a noite e quando a Luz finalmente sobrepuja as Trevas. É na época de Ostara que ocorre a união sexual entre o Deus e a Deusa, que novamente engravida do Deus que renascerá em 9 meses (no próximo Yule). Simboliza o sexo, A Fertilidade.
Ostaraé o Sabbath pagão que originou, séculos mais tarde, a comemoração Cristãconhecida como Páscoa e seusímbolo (o ovo, que representa fertilidade) foi adotado neste feriado.
Beltane: (1 de Novembro) O Beltane ou Beltain é presidido pela Deusa e representa o fim da estação de plantio da primavera e época da caça. Representa o crescimento do Deus em um jovem forte e sensual que impressiona e seduz a Deusa, por isso traz o significado de energia sexual, força, proteção, vida, amor e Prosperidade. Tanto no Beltane quanto no Ostara são feitos rituais de fertilidade e sexo. O Beltane em particular, é uma comemoração de júbilo, alegria e prazer. É a celebração pagã que originou a Festa Junina que conhecemos hoje: pular a fogueira é um ato de coragem digna da proteção dos deuses, e celebrar uma união é símbolo da relação entre a Deusa e o Deus.
Litha: (21 de Dezembro) Solstício de Verão. É o dia mais longo do ano e por isso representa o ápice da força do Deus Sol e sua maturidade. Os rituais de verão são realizados para proteger e continuar com a gravidez da Deusa e da Terra. É o meio do ano e também traz a notícia que meses de inverno logo seguirão. É uma época de gratidão e grande proteção, união de familiares e amigos e de diversão. Também é a época das bênçãos dos animais da Natureza.
É o tempo para refletir sobre aquele Ano, reconhecer a força especial desse Sabbath como o pico dos poderes mágicos e compreender que todas as coisas são cíclicas e que nada dura para sempre.
Lughnasadh: (1 de Fevereiro) Com a aproximação do Inverno, é o momento em que a Deusa se entrega inteiramente ao Deus e é o primeiro festival de colheita dos grãos. O Deus em sua forma Lugh é o deus da colheita, do fogo e da luz. A Deusa também é honrada por trazer os primeiros frutos da colheita de Inverno. É uma época de fraternidade, mudança e transformação.
Mabon: (21 ou 22 de Março) OEquinócio de Outono, O Lar da Colheita, representa outro dia de equilíbrioentre Luz e Trevas, mas é a época em que as Trevas finalmente sobrepujam a Luz.A Deusa atingiu a velhice, essa época anuncia que início de sua fase maistriste e escura está chegando (Samhain). A partir desta data as noites serãomais longas que os dias e as trevas mais eficientes que a luz. É o dia dodescanso da colheita e de agradecimento pelas plantações e rebanhos do ano quese passou. Perfeito para meditações e reflexões sobre nossos ganhos e falhas,qualidades e defeitos e para nos preparar de todas as formas para o novo anoque se aproxima.
OMabon é o Sabbath que originou o Diade Ação de Graças.
Samhain: Este é o final do outono esinal do início do inverno, o último dos oito Sabbaths. A Celebração dos Mortose Clarividência são dois temas muito ligados a este Sabbath, pois é o festivalda Morte. O Sabbath de Samhain celebra o ciclo eterno da reencarnação e asTrevas dominantes no Inverno; O Velho Deus morre nesta noite para renascer daDeusa no Yule, dando continuação aociclo da Roda da Vida, Morre também a sua proteção, o que faz com que a nossacomunicação com os Planos Ocultos seja mais concreta nos tempos de Samhain.Acreditava-se que os espíritos dos ancestrais poderiam vir do mundo dos Mortosaté a casa de seus familiares na noite de Samhain para comemorar e descansar,mais uma vez ao lado dos vivos. Samhain é assim o Sabbath de fim de ano etambém o início.
Foi o Samhain que originou o Halloweenou Dia das Bruxas por serconsiderado o Sabbath mais importante do Ciclo e também o mais conhecido. Oferiado Cristão conhecido como "Dia deTodos os Santos" foi uma tentativa da Igreja Católica da Idade média deofuscar ou apagar essa importante comemoração Pagã. Eracomum que também se realizassem "travessuras" colocando a culpa nos maus espíritos,e dessa comemoração também surgiu o "doces ou travessuras" no halloween. Os rituais do Samhain são feitos com aintenção de deixar para trás tudo o que foi ruim durante o ano e atrair boasenergias para o próximo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Wicca: a Religião das Bruxas
SpiritualTendo como principais referências obras de Gerald Gardner, Gary Cantrell e o sumosacerdote da bruxaria no Brasil Claudiney Prieto, "Wicca: a Religião das Bruxas" traz uma sucinta história e significado para a bruxaria moderna, praticada por muitos d...