(ilustração por Augustus Kenderdine)
IV - A tempestade
Tchudêi is dêi ófi ú quê?
Dêi do chifrín crescer mais um tiquin, burguesin...
Corre, filhota, o mái lorde tá brabo, pequena.
Ela correu.
Correu tanto que tropeçou, caiu, morreu, desmorreu e desbaronetizadoratizou. Ao tempo que ele tizou, ela tizou-tizado. Mas no final, acabaram dando as mãozes, e aí ela conseguiu o que queria.
Uífi muito sufoco e persistênce, ela conseguiu, iá?
Aham, míster anti-tizadoratizador. Quando a gente quer muito algo, vai lá, luteia e luteia até conseguir. É sofrido, mas a gente consegue. É só dar as mãozes, tipo o que vós messêis fizeram. É que tchipu, mãnu, cê tá ligãdu, né?
Ai tínqui ai tô ligãdu, iá!
Ai que lindeza, mãnuuu! Tchipu, cêis conseguiram e tals. Tão sofrido pra conseguir alcançar as coisas, nér? Mas de tão sofrido que acaba sendo, a gente consegue. Fez questão de não deixar fácil pra ela, hein?
É que ífi ísilisti fosse, rárdlisti não seria.
Noffa, migu! Iéééééés! OOOH FÃQUI IÉÉÉ!
Nope, nope, assim num podi. Palavrão itis noti bíuriful.
Ó-quêi, sóuri. Empolguei-me. É que tchipu, adorei a ideia, migu. Fazer ser rárdlisti pra não ser ísilisti. Você adora dificultar tudo, não é? Adora fazer com que as pessoas sofram, não? Entende o que estou dizendo, Verme?
Ai noti intchendu, ai nídi iú ispíqui im mái lênguagi.
Íu lóvi tchu fãqui évri-bári, an?
Nope, onli mai uaifi. Becousi Gódi dislaiqui.
Que bonitinho, fiel ele, né?
Rú?
Iú, friéndi.
Oh, tên-quiú.
De nófin!...
Ora, mas isto aqui está uma podridão mesmo. Não é?
Bacanal?
Não. E que é que tem uma coisa a ver com a outra? Foi a única palavra que aprendeu, não é mesmo? Sabe escrevê-la e pronunciá-la como ninguém. Meus parabéns. Se eu tivesse mãos, o aplaudiria agora. Quantos anseios e repúdios!
(Trovoadas).
Ui, ouviu isso? Eu aqui falando sobre podridão e eis que fazem-se anunciar prelúdios de chuva!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Bacanal Febril
General FictionVENCEDOR EM MELHOR DRAMA NO CONCURSO RLD; 3º lugar em Melhor Sinopse no RLD; 2º lugar em Melhor Sinopse no Concurso WIB. Ambientada na medieval e decadente cidade pequeno-burguesa de Tavancy, a trama acompanha as desventuras do recém chegado poeta G...