E vamos de doenças psicológicas

269 16 11
                                    

Bom, vou deixar bem claro que muitas das coisas que eu falar aqui são experiências minhas ou de pessoas próximas a mim (nem tudo, mas grande parte sim haha)

Então seguinte galera, eu vejo MUITAS, (tipo, MUITAS MESMO) fanfics e que a personagem principal tem depressão, aí o que acontece?

simples, ela fala o tempo todo sobre suicídio, tá triste toda hora, o que não acontece em todos os quadros de depressão,  pessoas com depressão não necessariamente tem um quadro suicida, e nem todo mundo que está em um quadro suicida tem depressão. Mas enfim, continuando o raciocínio, a pessoa tá lá, toda trevosa e do nada esbara com alguém na rua, descobre que essa pessoa é o amor da vida dela e puf, como em um passe de mágica a depressão dela é curada ou simplesmente esquecida no churrasco.

outra coisa muito comum é borderline ou bipolaridade:

Vamos começar com o fato de que muitas fics em que a personagem tem uma dessas duas doenças foram feitas por pessoas que claramente não sofrem com isso e não tem a menor ideia de qual a diferença entre essas duas doenças e acabam tratando como a mesma coisa obviamente de uma forma extremamente erronia e romantizada.

eu sinto que antes de continuar eu tenho que dar uma breve explicação sobre o que é cada uma, então vamos lá.

Borderline: Síndrome de Borderline ou transtorno de personalidade borderline é um transtorno mental grave caracterizado por um padrão de instabilidade contínua no humor, no comportamento, auto-imagem e funcionamento.

sintomas -

Autoimagem distorcida;

Baixa autoestima;

Relações instáveis e turbulentas;

Emoções intensas;

Descontrole emocional;

Impulsividade;

Imprudência;

Agressividade;

Tendências compulsivas;

Alterações de humor;

Automutilação;

Comportamento suicida;

Sentimento de abandono;

Solidão;

Entre outros.

Bipolaridade: A pessoa pode não sentir que algo está errado, mas a família e os amigos podem reconhecer as mudanças de humor e / ou mudanças nos níveis de atividade como possível transtorno bipolar. Sem tratamento adequado, as pessoas com hipomania podem desenvolver mania severa ou depressão.

sintomas -

Raiva;

Ansiedade;

Apatia;

Angústia;

Euforia;

Descontentamento geral;

Culpa;

Perda de interesse e prazer em atividades;

Tristeza;

Mudanças súbitas de humor (ciclo circadiano do humor, ou seja, acordar sem energia e triste, mas ir melhorando ao longo do dia.)

No comportamento, a pessoa bipolar pode experimentar:

Agressividade;

Agitação;

Choro excessivo;

Hiperatividade;

Impulsividade;

Irritabilidade;

Autolesão.

A cognição do paciente bipolar também pode ser afetada:

Falta de concentração;

Pensamento e fala acelerados;

Lentidão em atividades;

Falsa imagem de superioridade;

ilusão.

E também sofrem no psicológico:

Depressão;

Ansiedade;

Episódios maníacos;

Paranoia.

Além disso, a bipolaridade também pode ser sentida na pele, já que os sintomas físicos existem:

Excesso ou falta de sono;

Ganho ou perda de peso;

Fadiga;

Inquietação.

Percebeu a diferença?

Não?

então tá, vou deixar bem explicito pra tu (e não vou mentir, o tio google me ajudou aqui)

A primeira grande diferença está na velocidade da troca de humor. O paciente borderline apresenta variações de sentimentos dentro de segundos, minutos ou horas, enquanto o bipolar leva no mínimo uma semana do estado de euforia até o estado de depressão. Além disso, no borderline, a variação de humor depende de fatores externos, enquanto o bipolar alterna o seu comportamento segundo estímulos internos.

Outra diferença está ligada a relação de um borderline com amigos e colegas, dividindo-os em bons ou maus. Não há meio-termo. Se alguém considerado bom fizer algo de ruim, passará a ser imediatamente uma das pessoas que o borderline não gosta. Em outras palavras, o fim de um relacionamento que terminou em briga, por exemplo, jamais teria volta para um borderline.

galera, pessoalmente falando agora, eu sou border, e me irrita demais as pessoas tratando isso como sei lá, fofo ou qualquer característica parecida, porque meu, não é fácil viver com mudanças constantes de humor, com o fato de que qualquer coisinha, por menor que seja te afete tanto ao ponto de você se automutilar para tentar de algum jeito descontar sua raiva e projetar ela em si mesmo, outras pessoas ou objetos, viver a base de remédios para tentar sair da borda e ir para o centro, etc.

O que eu quero dizer é: não tem problema você escrever sobre doenças psicológicas, desdê que você tenha consciência de que são doenças que tem tratamento, porém não tem cura e muito menos é algo fofo e bonitinho que vai desaparecer de uma hora para outra.

vou parar por aqui, porque ta ficando enorme, mas vai ter parte 2 desse tema, talvez até parte 3, porque eu ainda tenho MUITA coisa para falar

E vamos de fanficsOnde histórias criam vida. Descubra agora