Sentei na beirada da cama me perguntando "como que eu vim parar aqui?" Sendo que a casa da minha vó nem era mais dela.
Meu vô morreu há muito tempo, antes de eu nascer, então a casa era apenas da minha vó. Quando ela faleceu, meus tios reformaram a casa, retiraram todos os pertences dela e colocaram a casa para alugar.
Agora eu acordo aqui no quarto dela, no meio da tarde, como se tivesse voltado no tempo. As paredes pintadas de branco, cama de casal, um criado mudo de madeira ao lado e a janela bem de frente com a cama.
O travesseiro tinha o cheirinho dela, um sentimento de saudade apertou mais do que nunca dentro do meu peito. Era tudo tão real que as lágrimas começaram a deslizar pelo meu rosto sem ao menos eu perceber. Estava em estado de choque.
Um sonho? Não parecia nada com um sonho, estava nítido demais, cada detalhezinho.
Resolvi me levantar e observar o resto da casa. Passei pela sala e notei que tudo estava no seu devido lugar, do jeitinho que me recordava. Quando estava no corredor em direção a cozinha, ouvi um barulho, como se estivesse alguém cozinhando algo. Meu coração acelerou, fiquei com medo de quem eu poderia encontrar. Fui andando lentamente até que percebi que era a minha vó ali, de pé em frente a pia batendo a massa de um bolo, talvez.
Não pude ver o seu rosto, pois ela estava de costas, mas sabia que era ela de verdade.
- Vó?! - Falei tentando segurar ao máximo o choro.
Ela se virou lentamente com um sorriso no rosto. Estava usando o vestido florido que eu adorava, cor de creme com flores rosa e vestia seu avental por cima da roupa.
- Oi Malu! Que bom te ver meu bem - Ela me respondeu alegremente.
Corri para os braços dela me acabando de chorar. Não conseguia acreditar que era real, mas eu sentia que não era apenas um sonho.
- Calma, está tudo bem, a vó está bem - Ela dizia enquanto me abraçava acariciando meus cabelos.
- Como isso é possível? É um sonho? Você está viva? O que está acontecendo? - Disse desesperadamente enquanto chorava que nem uma desgraçada.
- Sente-se, eu fritei alguns bolinhos, daqueles esticadinhos que costumávamos fazer juntas, coma alguns.
Fiz o que minha vó me pediu. Sentei-me e peguei um bolinho para comer, o gosto era divino, o mesmo que estava em minhas lembranças. Ela se sentou de frente para mim, retirando o avental de si. O semblante de felicidade em seu rosto por eu estar ali era visivelmente reconfortante.
Quando me acalmei, ela resolveu iniciar o assunto.
- Bom, agora você já me parece mais calma e bem alimentada- Disse ela rindo
- Estou sim, mas ainda estou confusa. Isso é real ou um sonho?
- Os dois. Você está sobrecarregando a sua mente com fatos passados, acorda cansada todos os dias?
- Siiimm, mas ainda não entendi o que isso tem a ver?
- Nossa mente é o que mais tem poder sobre nós, Malu. O poder que exercermos sobre ela reflete em nossa vida diariamente, porém, quando a sobrecarregamo-as desejando viver algo passado, não abrimos caminho para o novo. Não há como viver o presente e nem como construir o futuro
As palavras ditas pela minha vó faziam todo o sentido, mas ainda não conseguia processar o que estava acontecendo.
- Faz todo o sentido... Estou sempre desejando voltar no tempo... Mas por que eu acordo cansada?
- Sua mente entende que você quer viver tudo novamente, então busca em suas memórias as lembranças mais marcantes para você revive-las durante seu sono e quando acorda não lembra de nada, pois são lembranças que já estão com você há tempos. Vive-las todas as noites gasta grande parte de sua energia essencial para viver o presente.
- Meu Deus! Mas vó, sinto a sua falta, entendo que chegou a sua hora, mas quero poder reviver esses momentos ao lado da senhora.
- Minha querida, já vivemos tudo o que tínhamos direito juntas, agora você precisa seguir em frente e superar a minha morte. Guarde com você as boas lembranças, mas não se torture querendo voltar no tempo, isso só irá lhe causar dor. Você precisa viver a sua vida a partir do agora. Quero lhe ver bem.
Comecei a chorar novamente e então respondi:
- Então o que eu estou vivendo agora é o que? Vou acordar e não lembrar que eu pude te reencontrar? Eu não quero isso vó, eu te amo demais.
- Também te amo, meu amor. Estou aqui para te iluminar, não tenho as respostas para todas as suas perguntas, Maria Lua. Apenas viva e irá encontrá-las em seu devido tempo. Quando acordar irá se lembrar de tudo, o que está acontecendo agora não é um simples sonho.
Após essas palavras eu despertei em meu quarto. Voltei sem entender nada, mas lembrando de tudo. Estava completamente perdida. Olhei no relógio e haviam se passado apenas alguns minutos desde o momento em que me deitei, o que era totalmente estranho, parecia que tinha passado no mínimo uma hora.
Após o "sonho" que pra mim não teve nada de sonho, veio uma tranquilidade, me sentia calma. Mas afinal, o que realmente aconteceu?-
-
VOCÊ ESTÁ LENDO
Ilusões Reais
De TodoMalu, uma garota de 16 anos se depara com algo de não muita relevância, mas com o passar do tempo começa a incomodar: SEU SONO. Mesmo tendo uma noite consideravelmente adequada de sono, a jovem acorda exausta, com a impressão de não ter descansado n...