A estação de trem está lotada, câmeras em todos os cantos transmitindo nossos movimentos para o país. É melhor eu me acostumar com isso. Privacidade é uma palavra que precisa sumir do meu vocabulário enquanto estiver nos jogos. Na arena, cada coisinha que eu fizer, por menor que seja, vai estar sendo filmada. Suspiro enquanto aceno para as câmeras, tentando fingir um sorriso.
O trem que nos levará até a Capital é definitivamente o lugar mais luxuoso em que já estive em toda a minha vida. Cada um de nós possui nosso próprio compartimento, com um vestíbulo, um quarto e um banheiro.
- Nessa velocidade, vamos chegar a Capital amanhã de manhã - diz Venus, logo que entramos no trem e ele incia seu movimento. - A ceia será servida em algumas horas.
Em seguida, um funcionário da Capital mostra para mim e para Neptuna nossos compartimentos. Sento em minha cama e fico olhando as árvores passando na janela do trem. Como viajar entre os distritos é proibido, essa é a primeira vez que ando de trem. Enquanto fico parado ali, penso que apenas algumas horas antes eu estava na praia do Distrito 4, mas isso já parece tão distante, parecem se fazer dias. Agora estou aqui, caminhando para minha morte certa.
Quando chego no compartimento onde será servida a ceia percebo que somente Venus e Mags estão ali. Nenhum sinal de Neptuna ou de Tritão, outro vitorioso do Distrito 4.
- Finnick, essa é Mags, ela vai ser sua mentora - Venus diz, enquanto junto-me a elas. - E Tritão vai ser o mentor de sua colega, Neptuna.
Neptuna aparece poucos minutos depois, e Tritão é o último a chegar, e se junta a nós no momento em que a ceia está sendo servida. O que os funcionários da Capital nos sevem é um verdadeiro banquete. Não chego a passar fome em casa, mas nunca havia visto tanta comida em uma mesa só. Somos servidos de pão, sopa, um ensopado de cordeiro maravilhoso e ainda há sobremesa.
Depois que a ceia é servida nos reunimos nos sofás próximos as televisões, para assistir às reprises da Colheita. Como ela é realizada ao mesmo tempo em cada um dos doze distritos, é somente na reprise que é possível ver todos os tributos sendo colhidos. Como de costume, começa com o Distrito 1, indo para o 2 e assim até chegar no Distrito 12. Tento analisar todos os outros 22 tributos, mas apenas alguns ficam marcados. Os distritos 1 e 2 apresentam um par de voluntários cada, o que já era de se esperar. Os distritos 1 e 2 são distritos Carreiristas, onde as crianças treinam para os jogos, o que, tecnicamente, é ilegal, até chegar a idade dos dezoito anos, e então se voluntariam. O Distrito 4 é considerado um Carreirista, mas não somos Carreiristas de verdade. Quero dizer, não treinamos em academias, como fazem no 1 e no 2, embora o resto de Panem acredite que sim. Nossa habilidade com lanças vem da nossa pesca. Costumamos nos unir aos tributos dos distritos 1 e 2 puramente por conveniência, pois isso aumenta nossas chances de sobrevivência. Nós não ansiamos para nos voluntariar para os jogos. Fossemos Carreiristas e eu não estaria indo para a Capital nesse momento. Fossemos Carreiristas e algum brutamontes de dezoito anos iria se voluntariar no meu lugar, e eu não precisaria estar indo para a morte aos catorze anos.
A garota do Distrito 3 é pequena, frágil, e não parece ter mais do que doze anos. O garoto do Distrito 6 parece nervoso e atrapalhado, pois tropeça e quase cai de cara no chão pelo menos três vezes no caminho até o palco. O garoto do Distrito 9 é grande e parece ser forte. Por fim chega o Distrito 12, que apresenta um par de tributos visivelmente fracos e mal-nutridos. A maior parte dos tributos do 12 são assim. Eles nunca chegam longe, só tiveram dois vitoriosos em sessenta e cinco anos de jogos.
- Bom, agora que já vimos os tributos, temos que conversar sobre as estratégias de vocês. Acredito que Mags concorde com isso, vocês precisam arranjar patrocinadores, - Tritão olha para Neptuna e para mim, seus olhos azuis sérios. - Para isso, vocês precisam fazer o público gostar de vocês. A aliança com os tributos do Distrito 1 e do Distrito 2 também é sempre muito útil.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Survivor -Finnick Odair
FanficMatar ou morrer. Não há escolha. Na arena, o mais capaz vence. Que os Jogos Vorazes comecem. Finnick Odair, do Distrito 4, tinha apenas 14 anos quando ouviu seu nome na Colheita. Teve que enfrentar a arena sendo muito novo, até, eventualmente, se to...