— A teoria celular é conhecida por 3 pontos. Primeiro: todos os organismos são formados por uma ou mais células. Segundo: células são...
Assim falava o professor de biologia do cursinho pré-vestibular online que eu fazia em casa. Já era o terceiro ano que eu tentava passar em arquitetura em uma faculdade pública e estava cada vez mais desanimada. Apesar disso, não iria desistir dos meu sonho de ser uma grande arquiteta.
A aula de 50 minutos acabou, bebi um gole de água que sempre fica ao lado do notebook e olhei no calendário. Já era dia 16 de setembro. Faltavam menos de 2 meses para o ENEM desse ano e os professores do cursinho já estavam revisando matérias e corrigindo algumas redações e exercícios.
— Karina, vem almoçar!
Era minha mãe me chamando. Peguei meu celular e vi as horas: 12h17. Minha aula acabou meio-dia, e nesses dezessete minutos fiz apenas alguns exercícios. Desci as escadas e fui na cozinha, onde minha mãe estava lavando algumas louças enquanto me aguardava.
— O que temos hoje, dona Edna? - perguntei à minha mãe.
— Arroz, feijão, salada de repolho e polenta com carne moída que você adora.
Adorava mesmo. Minha mãe era a melhor!
— Está com um cheiro maravilhoso, mãe. Você arrasa.
Desde que comecei a estudar pro vestibular, deixei de ajudar minha mãe em algumas tarefas domésticas. Eu percebia o quanto ela se esforçava para cuidar da casa e então fiz um acordo com ela. Todos dos dias eu lavava a louça do café da manhã e do jantar, e aos sábados a ajudava nas tarefas de casa e do jardim que tinhamos no quintal. Meus pais nunca me deixaram faltar nada, sou grata a isso e tento retribuir ao máximo que posso. Um dia retribuirei ainda mais...
— Filha, como estão as aulas? - era meu pai perguntando enquanto sentava para almoçar.
— Estão indo bem, pai. Agora que faltam poucos meses para as provas, os professores estão fazendo revisões e dando exercícios.
— Vai dar tudo certo, meu amor, confie em si mesma - disse minha mãe
Ela sabia de todas minhas inseguranças e medos, contava tudo à ela.
— Vai sim, mãe. Não vou desistir tão cedo
Almoçamos e conversamos sobre a semana de cada um. Já era sexta feira, o que significa que amanhã ajudarei minha mãe em casa e, no domingo, iríamos na casa da minha avó Dulce para almoçar com a família. Minha vó era tão fofa e meiga, eu a amava e adorava ficar com ela. Quando eu era criança, ela fazia bolo de coco e comíamos com chá de camomila todos os domingos de tarde. Ainda bem que isso nunca acabou.
Subi as escadas e voltei pro meu quarto. 13h marcava o relógio digital na minha mesa de estudos. Seriam mais algumas horas de aulas até eu deitar na minha cama e descansar dessa semana cheia de revisões e exercícios que preenchiam minha cabeça.
Após 21h já havia lavado a louça do jantar e estava na sala de estar pesquisando sobre minha futura faculdade. A UFMG estava na lista das melhores universidades do país e isso atraía muitos estudantes, inclusive eu. Quando contei aos meus pais sobre a faculdade que escolhi, eles relutaram no início mas depois me apoiaram dizendo que estariam comigo em qualquer decisão que eu tomasse. Agradeço por tê-los em minha vida a cada dia que passa...
Uma hora se passou e fui pro meu quarto. Vesti meu pijama de cetim e deitei em minha cama. Estava exausta pela semana inteira, então logo dormi em um sono tão bom que nem vi que deixei a luz acessa.
— Boa noite, filha - ouvi minha mãe me dizer enquanto apagava a luz do meu quarto.
— Boa noite...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Paixão Acidental (COMPLETO)
RandomKarina é uma jovem que mora em Vinhedo, uma cidade no interior de São Paulo. Aos seus 19 anos, tem o sonho de estudar em uma Universidade Federal e ser uma profissional de sucesso no ramo da arquitetura. Quando enfim consegue passar no vestibular e...