Enquanto todos os anões foram capturados, Bilbo se abaixou contra a chão, e de alguma forma conseguiu passar despercebido. Ele agora estava em uma das incontáveis pontes de madeira daquele reino.
Ele começou a andar na direção que os anões tinham sido levados. Não podia fazer muita coisa, mas tinha que tentar. Abandoná-los não era uma opção, e ele não conhecia nenhuma saída. O que lhe restava era seguir em frente.
Mas Bilbo não conseguiu seguir muito. Do nada, um orc veio de cima dele, e caiu na sua frente. Bilbo desembainhou sua espada mais por instinto. Não tinha a menor ideia do que fazer com ela. Ele a balançou de forma desengonçada a sua frente, com a esperança de que o orc se amedrontasse e fugisse.
Mas isso não aconteceu. O orc partiu para cima dele. Os dois começaram uma luta, mas que não durou muito. Bilbo escorregou pela borda da ponte, e caiu no escuro.
Quando acordou, estava escuro. Muito escuro. Quase não via nada. Ele se levantou, e tateou até encontrar um túnel. Era a única opção dele, então o seguiu. No caminho, ele encontrou no chão um pequeno anel. Alguma coisa nele o atraiu, e ele pegou o objeto, e o guardou no bolso.
Ele seguiu em frente. De repente o pequeno túnel se abriu em um grande espaço. Havia um rio enorme, com uma ilha no meio. "É melhor que o escuro, pelo menos" ele pensou.
Sem aviso, ele ouviu um som as suas costas. Algo pulou sobre a sua cabeça, e foi parar na sua frente. Não era um orc. Bilbo nunca tinha visto algo como aquilo.
- Quem é você? - disse a criatura. Seu nome era Gollum. - Quem é ele preciosssso? - disse para si mesmo em seguida.
- Meu nome é Bilbo Bolseiro. Eu sou um Hobbit do Condado.
- Hum... Nós já comeu orcses e peixes. Mas nunca comeu um hobbitss antes...- Gollum começou a avançar na direção de Bilbo.
O Hobbit apontou a espada para ele. Dessa vez, teve sorte. A criatura pareceu ficar com medo, e recuou.
- Ele tem uma espada élfica - disse consigo mesmo - mas não é um elfo. Não é um elfo, precioso.
- Apenas mostre-me o caminho para sair daqui, e eu irei embora.
- Está perdido? - perguntou Gollum.
- Sim, e gostaria de não estar. Olha, não sei qual é seu jogo mais...
- Jogo? - repetiu a criatura. - Nós adora jogos. Você gosta de jogar?
- Talvez - respondeu Bilbo.
Então Gollum disse:
Tem raízes misteriosas,
É mais alta que as frondosa
Sobe, sobe e também desce,
Mas não cresce nem decresce.- Fácil. A montanha - disse o Hobbit.
- Ele adivinha fácil, não é preciosso? - disse Gollum - Então que tal fazermos uma competição? Sim, se Bolseiro ganhar nós mostra a saída. Mas se Bolseiro perder, preciosso, nós come ele.
Bilbo não podia pensar em mais nada que pudesse lhe dar uma chance de fuga.
- Acho justo. Mas agora, é minha vez.
Trinta cavalos brancos na colina avermelhada
Primeiro cerceiam,
Depois pisoteiam,
Depois não fazem nada.Gollum pensou por alguns minutos.
- Dentess?
O hobbit suspirou. Aparentemente, Gollum também era bom com adivinhas.
Os dois continuaram propondo e respondendo adivinhas. Até que Gollum decidiu acabar com a brincadeira.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A GreenLeaf
Aventura"A alguns anos eu era só uma garota normal..." Aerin era uma garota normal, que depois de um estranho acontecimento acaba na terra média. Sua vida estava tranquila, até ser convidada a participar de um aventura. No caminho, ela conhece o elfo Legola...