NOTA: Será um conto rápido, apenas 5 capítulos, mas espero que gostem. Tive a ideia pra esse pequeno conto, ao ver a campanha sobre a doação de órgãos. Se houver algum erro, por favor, me avisem , e desculpem desde já.
** Daniel na mídia.
- Papai, me deixa ir com vocês.- Daniel estava em seu escritório, lembrando-se quando viu os pais vivos pela ultima vez. Ele lembra de pedir isso aos pais, que se preparavam para uma viagem á negócios. - Não podemos te levar campeão, mas prometo trazer um presente pra você, quando voltarmos. - Luke disse ao filho, que aceitou, mesmo ainda chateado. - Você sempre trás presentes pra ele, querido. - Camilo disse sorrindo para o marido, que apenas deu de ombros. - Até logo meu amor. Comporte-se e não esqueça de escovar os dentes antes de dormir. - Camilo disse, dando um beijo na testa do filho ao se despedir.- Nós te amamos meu bem e logo estaremos de volta.- Luke disse abraçando o filho e se despedindo com um aceno para ele e a babá.
- Sr. Abernathy - Vincent, o secretário de Daniel, o chamava pela quarta vez. - O que você quer Vincent? - perguntou, sem paciência. Aquele dia, Daniel estava distraído, era um dia que ele preferia não sair de casa, não encontrar pessoas e muito menos ser perturbado com assuntos de trabalho, mas ele era o chefe, e a muito deixou de sentir pena de si mesmo, afinal ele tem tudo o que precisa, seu dinheiro compra tudo. - Me desculpe senhor Abernathy, é que seu tio está aqui e insiste em falar com o senhor. -
Se naquele dia ele não queria falar com ninguém, seu tio Mathias especialmente, ele queria distância. Mathias e sua esposa Ana, foram os responsáveis por Daniel, após a morte dos pais, que naquele exato dia, completava 26 anos do acidente. - Mande-o entrar e ligue para Dr. Wendell e veja se meus exames estão prontos. - o secretário respondeu um " sim senhor" e se retirou da sala. Menos de um minuto, a porta é aberta de forma descuidada. - É assim que trata sua única família? Me fazendo esperar pra ser atendido? - Mathias sentou-se em uma das poltronas, sem ao menos ser convidado.
- Eu tenho coisas mais importantes pra fazer, do que perder meu tempo com você. Fala logo o que quer, pois sei bem que não veio aqui pra dizer o quanto me ama. - Daniel falou, odiando ter que perder tempo com aquele homem. - Pelo menos te ensinei alguma coisa. Sentimentalismo é perda de tempo e de dinheiro. Mas você sabe o que eu quero, te mandei mensagens e email, espero que tenha lido a proposta. - Seus tios só o visitavam por um único motivo. Dinheiro. - Então o senhor já sabe a minha resposta. Não. Esse investimento não tem futuro, assim como você, tio. - Daniel disse e sorriu da cara de Mathias. O homem era ambicioso e sem nenhum tino pros negócios.
Daniel o achava um perdedor, nem imagina como ele podia ser irmão de seu pai Camilo, que ao contrário de Mathias, era inteligente e trabalhava desde cedo. Foi assim, inclusive, que ele conheceu seu outro pai. Camilo, com seus recém completos 22 anos, vendia livros, quando esbarrou em Luke, na saída de um restaurante. Seus pais sempre contavam a história de como se apaixonaram á primeira vista, e Daniel sempre pedia pra eles contarem novamente, por que ele amava ouvir. - Você é que não tem visão, meu sobrinho, pois este investimento vai render muito. - Mathias falava, engolindo o orgulho. Ele odiava a arrogância do sobrinho, que sempre achava que sabia mais. Para Mathias e a esposa, Daniel deveria dar muito dinheiro a eles, pois o receberam em casa quando ele perdeu os pais.
Já Daniel não via motivo algum pra ajudar os tios, já que os considerava apenas dois inconvenientes e nada mais. Mathias tentou argumentar, mas Daniel apenas mandou que ele se retirasse e não o perturbasse mais, já estava de bom tamanho a mesada que dava a eles. O tio saiu, inconformado e com ódio de tudo, que nem pediu desculpas ao esbarrar em Vincent. O pobre secretário ainda recebeu uma reclamação por não " olhar por onde anda.". Vincent avisou ao seu chefe que os exames estavam prontos e que o Dr. Wendell já tinha marcado horário pra Daniel no dia seguinte. Pela urgência, Daniel não ousou desmarcar ou reclamar por não ter sido consultado se teria horário na agenda.
A noite, ele recebeu a ligação de Joseph, seu advogado e única pessoa com quem Daniel sabia que poderia contar em todos os momentos. - Eu chego em dois dias, tudo bem? - Joseph avisou e Daniel, mesmo não dizendo, estava bastante feliz pela visita. Se despediram e ele foi dormir já que no dia seguinte teria muitas reuniões e ainda a visita ao cardiologista.
Daniel chegou ao consultório no horário marcado e agora recebia o resultado de seu exame. Resultado que mudaria sua vida a partir dali. Infelizmente os exames mostraram que o tratamento que ele fazia desde os 15 anos, não surtia mais efeito, mesmo que as doses dos remédios tenham sido aumentadas. Agora, somente um transplante resolveria. Após esta noticia, Daniel ficou sem chão. Enquanto o médico explicava como seria o procedimento de transplante e também a espera pela doação do orgão, Daniel se perguntava o que seria dele, agora que dependia somente de desconhecidos pra ter sua saúde de volta. Ele que sempre foi independente, que sempre teve tudo o que quis, pois tinha dinheiro suficiente pra comprar tudo. - Quanto tempo demora pra receber este transplante. - Perguntou ao médico, após ouvir sobre lista de espera. - Como eu disse, após você ser inscrito no Cadastro Técnico Único, você vai para uma fila de espera específica para transplante de coração. - O médico explicou também que a principal característica das listas é que elas não funcionam por ordem de chegada, em que o primeiro a se inscrever receberá o órgão antes do segundo e assim consecutivamente. Em vez disso, os critérios obedecem a condições médicas. São três fatores determinantes: compatibilidade dos grupos sanguíneos, tempo de espera e gravidade da doença. O que Daniel tinha era uma arritmia cardíaca, onde os batimentos ficam mais lentos, no caso dele, e já que os remédios não faziam mais o efeito desejado, ele provavelmente teria prioridade na lista.
O médico também explicou mais algumas coisas sobre a lista de espera como por exemplo, se pela ordem de chegada o primeiro colocado na fila é uma pessoa com tipo sanguíneo A e um órgão de um doador tipo B fica disponível, a primeira colocada não vai receber o transplante.Da mesma maneira, a gravidade do estado de saúde do paciente é mais determinante que o tempo de espera. Assim, pacientes com maior risco de morte têm a preferência. Foi explicado também que apesar de o sistema de transplantes e a fila serem nacionais, as distribuições são regionalizadas.
Isso significa que o órgão do doador é viabilizado para um receptor do mesmo Estado da federação. Isso acontece, primeiramente, por questões de logística de transporte. Além disso, considera-se o tempo de isquemia, isto é, o prazo de duração que o órgão resiste sem irrigação fora do corpo. Coração e pulmões são órgão que só resistem por quatro e seis horas, respectivamente, sem irrigação fora do corpo.
Após todas aquelas informações, Daniel voltou ao seu apartamento, não conseguiria mais fazer nada. Mandou que seu secretário cancelasse todas as reuniões, o que fez Vincent estranhar bastante, mas não teve coragem de perguntar se algo estava acontecendo. Agora Daniel estava em seu quarto deitado, tentando assimilar tudo o que ouviu do médico. No fim, tudo se resumia a ele necessitando da solidariedade de alguém, coisa que o desagradava muito.
No dia marcado, Joseph chegou ao Brasil e não demorou muito pra perceber que algo não estava bem com Daniel, que era quase um filho pra ele e sua esposa Karen, que dessa vez ficou nos Estados Unidos. Com insistência, conseguiu que Daniel lhe contasse tudo, e pela primeira vez, foi Daniel que o procurou para um abraço. Mesmo não admitindo, ele precisava daquilo. Precisava de apoio, não era uma notícia fácil pra ninguém.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Inestimável Coração
Short StoryUm ato de solidariedade fez com que Daniel recebesse um novo coração. Ao mesmo tempo em que Bernardo e a família tentavam superar a perda trágica e precoce de seu irmão, Fernando. Daniel se deu conta que o dinheiro não pode comprar tudo, como ele p...