Dados gerais
A língua espanhola, denominada de espanhol ou castelhano, vem do ocidente, especialmente do grupo ibero-românico, que foram surgindo a partir do Império Romano. O espanhol é a língua de grande parte dos países que compõem a América Latina, pois estes países foram colonizados pela Espanha, a partir do século XVI.
Em números, o espanhol é mundialmente expressivo, já que conta com cerca de quatrocentos milhões de falantes nativos no mundo inteiro.Para o idioma ser formado ele passou por três grandes momentos: o castelhano antigo, o espanhol moderno e o contemporâneo que percorre até os dias atuais.
Os dialetos
Quanto aos dialetos espanhóis, são inúmeros e consta pelo menos mais de vinte e cinco dialetos na língua espanhola. Além disso, esses dialetos são divididos em dois grupos: os dialetos centro-nortenhos e os dialetos meridionais.
Origem e história
O espanhol surgiu a partir de vários dialetos derivados do latim, os quais eram muito falados na Península Ibérica em meados do século IX. Posteriormente, ele foi se espalhando pelo Reino da Castela (motivo o qual a língua também é chamada de castelhano) e também para o sul da Península Ibérica, na Idade Média. Hoje, o Espanhol é o quarto idioma mais falado no mundo. Contudo, a língua espanhola é uma das seis línguas oficiais da ONU – Organização das Nações Unidas.
O idioma é a segunda língua mais estudada por falantes nativos da língua inglesa, pois foi sempre muito presente na demografia e na cultura popular dos Estados Unidos.
Países onde o espanhol é a língua oficial:
- Argentina
- Bolívia
- Chile
- Colômbia
- Costa Rica
- Cuba
- Equador
- Espanha
- El Salvador
- Guatemala
- Guiné Equatorial
- Honduras
- México
- Nicarágua
- Panamá
- Paraguai
- Peru
- Porto Rico
- República Dominicana
- Uruguai
- VenezuelaPaíses e regiões onde o espanhol também é falado, mas em proporções menores:
- Belize
- Estados Unidos da América
- Ilhas Canárias
- Ceuta
- Melilha (cidade autônoma espanhola localizada no norte da África).
- Guiné Equatorial
- Saara Ocidental
- Andorra
- Gibraltar
- Ilha da Páscoa
Curiosidades sobre o espanhol:
- O ladino (judeu-espanhol) e o criollo chabacano são línguas derivadas do espanhol.
- Entre todas as línguas estrangeiras, exceto o português de Portugal e outros países que também falam o mesmo idioma, a língua espanhola é a que mais parece com o português brasileiro.
- Assim como temos a letra M como nossa consoante nasal, a língua castelhana também a tem como letra nasal.
- Além do mais, os verbos são conjugados de forma similar ao português brasileiro: indicativo, subjuntivo, imperativo e potencial. Também pode-se encontrar três formas impessoais: infinitivo, gerúndio e particípio, que entram na composição dos verbos compostos e perífrases verbais.
- O fonema na língua espanhola se diferencia apenas em alguns pontos do espanhol peninsular.
- Os verbos se dividem apenas em três conjugações.
- O espanhol é a terceira língua mais usada pelos internautas, ficando atrás apenas do Inglês e o do Mandarim.
- Os tempos verbais podem ser denominados de simples ou compostos.
- Diferente do português brasileiro, na língua espanhola o “u” pode receber trema.
- A língua espanhola sofreu grandes influências de outras línguas devido as suas conquistas. Por isso é possível encontrar no idioma palavras celtas, iberas, ostrogodas, guarani, visigodas, latinas, gregas, árabes, francesas, italianas, germânicas, astecas, quéchuas, entre outras.
VOCÊ ESTÁ LENDO
tudo sobre espanhol
Short Storybom eu não sou totalmente fluente no espanhol mais eu entendo uma boa parte então vou trazer esse livro pra vcs aprenderem espanhol e saberem coisas sobre a língua do espanhol como o surgimento,a história de países que falam espanhol E até história...