Sabedoria é um processo que acontece e se desenvolve ao longo da nossa vida,e através de situações que enfrentamos. É como alguém que está em busca de um tesouro enterrado (Pv 2.4),para encontrar é necessário cavar,ou seja investir tempo e serviços para encontra-lo ,e esforçar para remover além do discernimento para o usufruir.
Sabedoria não é algo instantâneo,mas é algo adquirido pela perseverança,ela não nos torna egoístas ,mas humildes.
A verdadeira sabedoria vem do trono de Deus e traz consigo os atributos Dele,(tg 3.17)ao contrário a que vem do auto é,primeiramente,pura ,depois pacífica,moderada,tratável,cheio de misericórdia e de bons frutos,sem parcialidade e sem hipocrisia, sendo assim a sabedoria é algo divino, e se manifesta espiritualmente,e só pode manifestar na vida de quem é espiritual. Ela é mostrado no bo trato,e co obras praticadas com mansidão.
Quando existe sentimentos de amarguras ,invejas , sentimento de engano é uma sabedoria terrena animal e diabólica (tg 3.15).
Existe dois níveis para alcançar-mos a sabedoria plena,o primeiro é o conhecimento e o segundo é o entendimento para enfim chegar ao nível da sabedoria.
Conhecimento é medido ao conhecer que algo existe,como por exemplo o avião,todos os ser humano conhece que ele existe,isto chama conhecimento.
Entendimento é saber que o avião existe e de como pilotar,a voar e pousar com segurança na pista.
Sabedoria é a capacidade de inventar,um avião com suas necessidades supridas para voar.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Vivendo de sabedoria(concluído)
Spiritualedescreve o que é verdadeiramente sabedoria e o que é conhecimento