185. «Aos germes de desagregação tão enraizados na humanidade por causa do pecado, como demonstra a experiência quotidiana, contrapõe-se a força geradora de unidade do corpo de Cristo. A Eucaristia, construindo a Igreja, cria por isso mesmo comunidade entre os homens» . Portanto, esta Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos deseja que, graças também à aplicação atenta das normas recordadas nesta Instrução, a acção do Santíssimo Sacramento da Eucaristia encontre cada vez menos obstáculos devidos à fragilidade humana e, removida toda a irregularidade, banido todo o uso reprovado, por intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria, «mulher eucarística» , a presença salvífica de Cristo no Sacramento do seu Corpo e do seu Sangue resplandeça para todos os homens.
186. Na medida do possível, todos os fiéis participem plena, consciente e activamente na Santíssima Eucaristia ; venerem-na com todo o coração na piedade e na vida. Os Bispos, os Presbíteros e os Diáconos, no exercício do sagrado ministério, examinem a sua consciência sobre a autenticidade e a fidelidade das acções por eles realizadas em nome de Cristo e da Igreja na celebração da sagrada Liturgia. Interrogue-se a si próprio com severidade cada ministro sagrado, sobre se respeitou os direitos dos fiéis leigos que se lhes confiam a si próprios e aos seus filhos com toda a confiança, na convicção de que todos desempenham correctamente em favor dos fiéis as funções que a Igreja, por mandato de Cristo, pretende cumprir ao celebrar a sagrada Liturgia. De facto, devem todos lembrar-se sempre de que são servidores da sagrada Liturgia .
Sem que nada obste em contrário.
Esta Instrução, redigida, por mandato do Sumo Pontífice João Paulo II, pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos de acordo com a Congregação para a Doutrina da Fé, foi aprovada pelo mesmo Pontífice no dia 19 de Março de 2004, na solenidade de São José, o qual dispôs a sua publicação e a imediata observância por todos aqueles a quem compete.
Roma, na Sede da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, no dia 25 de Março, solenidade da Anunciação do Senhor do ano 2004.
Francis Arinze, Card.
Prefeito
Domenico Sorrentino, Arcebispo
Secretário
VOCÊ ESTÁ LENDO
Redemptionis Sacramentum - PPB XVI (Coleção Documentos da Santa Igreja Católica)
SpiritualRedemptionis Sacramentum é o título de uma instrução sobre a maneira correta de celebrada a missa no rito romano e, com as necessárias adaptações, em outros ritos litúrgicos latinos. Foi emitido pela Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos...